quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Lacre Legal - Votorantim foi a cidade que mais conseguiu cadeiras de rodas em um ano


Foram 10 cadeiras em um ano. Para isso, foram arrecadadas 1.400 garrafas cheias de lacres. No total, aproximadamente oitocentos quilos de alumínio foram destinados à reciclagem e não descartados no meio ambiente.


A cidade de Votorantim, com apoio de diversos parceiros, envolvimento de escolas, empresas e os cidadãos, foi a cidade da região que mais arrecadou lacres de alumínio para trocar por cadeira de rodas em um ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17), na sede do Grupo CCR Viaoeste, em Barueri. O evento comemorou dois anos da iniciativa da concessionária de ajudar pessoas que precisam de cadeiras de rodas com a atitude simples de recolher e juntar lacres de latinhas de alumínio.

A campanha Lacre Solidário começou internamente na Viaoeste com o envolvimento de funcionários e, no meio do ano passado, foi ampliada para cidades atendidas pelas rodovias administradas pela concessionária. Votorantim atendeu ao convite e a campanha passou a ser organizada na cidade pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) e com o nome de "Lacre Legal".

Luciana Monteiro de Lima, idealizadora da campanha na Vioeste, explica que para conseguir uma cadeira de rodas é necessário encher 140 garrafas pet de dois litros com os lacres de latinhas. Essa quantidade resulta em aproximadamente oitenta quilos de alumínio que são vendidos e o valor é destinado a uma cadeira de rodas. A primeira cadeira obtida pela campanha em Votorantim foi conseguida menos de três meses depois do início da arrecadação e as colaborações não pararam mais de chegar.

Para conseguir dez cadeiras de rodas, a Comas recebeu lacres para encher 1.400 garrafas de dois litros. Foram aproximadamente oitocentos quilos de alumínio ou mais de quatro milhões de lacres, já que estima-se serem necessários três mil lacres para encher cada garrafa. A mobilização em Votorantim foi destaque no evento realizado pelo grupo CCR Viaoeste e parabenizada pelos colaboradores da concessionária e pela diretoria com a presença do presidente Eduardo Camargo e do diretor de relações institucionais, Sérgio Ribeiro.

Mobilização e apoio

Com apoio de parceiros, a mobilização cresceu e a arrecadação de lacres já se tornou uma atividade permanente na Comas. A Secretaria da Educação aprovou a iniciativa e adotou a campanha nas escolas da rede municipal de ensino que se tornaram desde o ano passado as principais colaboradoras e doadoras de lacres. A Associação Comercial e Empresarial de Votorantim (Acev), empresas, comerciantes, condomínios e veículos de comunicação de Votorantim e também de Sorocaba estão entre os apoiadores da campanha.

Para a primeira dama e presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), Helena Amália da Silva, o resultado obtido com a arrecadação é fruto do envolvimento de muitas pessoas e confirma que a solidariedade movimenta a sociedade. "A atitude de recolher o lacre é muito simples, não custa nada e se torna um hábito, acredito que esse é o grande segredo dessa campanha. Muitas pessoas querem ajudar, mas não sabem como e encontram essa oportunidade com os lacres", comentou.

Amália agradece a todos que já contribuiram e pede que continuem a encaminhar lacres para Comas ou outras entidades e cidades que tenham a mesma campanha. Em dois anos de Lacre Solidário, a Viaoeste já conseguiu destinar 62 cadeiras obtidas com a venda dos lacres. Entre as cidades que aderiram à campanha, Votorantim conseguiu dez cadeiras em um ano e a segunda cidade que mais arrecadou foi Itapevi, com sete cadeiras no total.

No evento desta quarta-feira foram entregues à Comas a nona e a décima cadeira e outras nove foram destinadas a prefeituras e entidades beneficiadas pela iniciativa da Viaoeste. Em Votorantim as cadeiras têm ajudado a atender à demanda de um banco de empréstimo de equipamentos mantido pela Comas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3353-8662 ou diretamente na Avenida Moacir Oseias Guitte, nº 51.Qualquer quantidade de lacres pode ser entregue no local.


Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim