terça-feira, 30 de setembro de 2014

Nova gestão do Hospital Municipal segue cronograma e tem aprovação de pacientes

A ativação dos serviços tem respeitado a programação feita antes da mudança de gestão. Em uma semana já foram realizados 27 partos e a taxa de ocupação é de 65% dos leitos.


Ao completar uma semana sob nova gestão nesta terça-feira (30), o Hospital Municipal de Votorantim "Dr. Lauro Roberto Fogaça" finaliza esse período seguindo o cronograma de reativação dos serviços e conseguindo a aprovação por parte dos pacientes atendidos. Uma reunião entre as equipes da Secretaria da Saúde e do Instituto Moriah, organização social que venceu processo de chamamento público e assumiu a gestão do hospital, avaliou os primeiros sete dias de trabalho e discutiu metas e necessidades.

Na rotina do hospital, o que se observou nesta terça-feira foi um movimento tranquilo, interrompido para as medicações, novas internações ou o nascimento de algum bebê. Por volta das 11h30, a atenção foi para o choro de Enzo Henrique, que nasceu de parto cirúrgico alguns minutos antes e estava tomando o primeiro banho. O pai Aléssio Enrico Corradi, de 25 anos, acompanhava os cuidados com o primeiro filho e aguardava o momento de levar o bebê para junto da esposa, Ana Jaqueline, quando ela fosse transferida para o quarto.

Segundo Aléssio, a tentativa de esperar o parto normal foi tranquila, com bom atendimento e suporte, o que deixou o casal tranquilo entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça. "Como não houve dilatação, o médico optou pela cesária e tudo correu bem, não tenho nada para reclamar", avaliou. Na maternidade, Juliana Biajante da Silva, de 23 anos, estava pronta para ir para casa, no Jardim Novo Mundo, levando Yasmin, que nasceu domingo. Ela contou que só esteve no hospital há oito anos para o parto do primeiro filho, foi novamente bem atendida e está satisfeita por estar tudo bem com a filha.

Acompanhamento municipal

Desde a mudança de gestão, já foram realizados 27 partos no hospital e a taxa de ocupação alcançou 65% dos leitos de internação. Além de Votorantim, também foram registrados atendimentos de pacientes da região, das cidades de Araçoiaba da Serra e Tapiraí.

A secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, fez uma análise positiva da nova fase que foi iniciada no hospital, destacando que a equipe recém-chegada não mediu esforços para colocar a unidade em funcionamento. "Estamos acompanhando permanentemente esse trabalho e o cumprimento do cronograma que havia sido elaborado para programar a ativação e reativação de serviços. Por enquanto, tudo correu dentro do previsto e já temos notado alguns avanços", comentou.

Maior agilidade para internações de pacientes que precisam de leitos na clínica médica e pediatria é um exemplo de melhoria observada. Setores como a clínica médica, a maternidade e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão funcionando. O pedreiro Sebastião Pedro da Silva, de 40 anos, é um dos pacientes internados na clínica médica após passar mal no final de semana. Fazendo exames de monitoramento cardíaco e em estado estável, Silva disse que sabia ter havido uma mudança no hospital, mas garantiu que essa situação não transpareceu no seu atendimento. O segurança João Carlos Nunes, de 38 anos, está tratando uma infecção no pé direito e foi internado no sábado. Segundo ele, a assistência tem sido bem feita e os funcionários são atenciosos "Nem se percebe que é o novo (a gestão), é todo mundo atencioso, atendimento dez", frisou.

Quadro funcional

Seguindo o cronograma de reativação, a previsão é que as cirurgias eletivas sejam retomadas no final da próxima semana, já que dependem da finalização da montagem de equipes cirúrgicas e dos ambulatórios pré e pós-cirúrgicos. Segundo o presidente do Instituo Moriah, Josué Andrade de Godói, atualmente 80% do quadro de funcionários já está preenchido e, como os atendimentos estão sendo ativados respeitando um cronograma, o hospital está funcionando dentro da normalidade. Dentre as funções que ainda estão abertas, conforme Godoi, restam colocações para auxiliares e técnicos de enfermagem.

Além de funcionários novos que estão trabalhando desde o primeiro dia da nova gestão, o Instituto Moriah também já contratou alguns funcionários que trabalhavam no local anteriormente e se desligaram do vínculo trabalhista com a Santa Casa. Passado o período inicial, conforme o presidente do Instituto, haverá uma processo seletivo para as novas contratações.

A secretária da Saúde destaca que um auditor médico da secretaria realiza um constante acompanhamento da gestão do hospital e toda equipe técnica da pasta também está envolvida com o processo como já vinha ocorrendo durante o chamado período de transição entre o antigo gestor, que era a Irmandade Santa Casa de Misericórdia, e o Instituto Moriah.

Sobre medidas administrativas em andamento, na reunião foi mencionada a realização de um inventário para o levantamento de equipamentos e materiais que foram mantidos no hospital para controle da Secretaria. Antes da mudança já havia sido feito um levantamento sobre necessidades de equipamentos, o que está sendo reavaliado no momento. "Conseguimos um repasse do Fundo Nacional de Saúde para a compra de equipamentos. Para isso, encaminhamos pedido à Câmara Municipal solicitando a rubrica desse recurso financeiro. Havendo essa aprovação, vamos abrir licitação para a compra", destacou Izilda.


Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim