terça-feira, 2 de setembro de 2014

Skaf visita o CHS e critica o "abandono" do hospital

Notícia publicada na edição de 02/09/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A




Cumprindo agenda de campanha ontem na cidade, o candidato do PMDB ao governo do Estado, Paulo Skaf, criticou o "abandono" do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Skaf responsabilizou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pela gestão deficitária da unidade. Em contato com usuários foi informado de que existem casos de pessoas que aguardam há mais de um ano por atendimento.

Logo que chegou ao CHS, Skaf foi abordado pela dona de casa Maria de Oliveira, de Ibiúna, que reclamou da demora para que seu filho se submeta a uma tomografia. "Faz mais de um ano que ele espera e até agora nada. A gente tem de falar porque é tudo muito sofrido e a humilhação maior ainda".

Skaf ironizou o uso de uma lona plástica colocada numa árvore, debaixo da qual os pacientes aguardam na fila. "Essa aqui é a sala de espera?", perguntou a um usuário que ali estava. No ambulatório, o candidato conversou com médicos residentes e ouviu mais relatos de problemas.

O candidato lembrou que o orçamento estadual para a saúde é de aproximadamente R$ 20 bilhões, mas que os recursos são mal gerenciados. "É lamentável, pelo que fiquei sabendo aqui, o quadro é muito preocupante. Faltam médicos, equipamentos e a demora do agendamento para consultas e exames não se justifica".

O peemedebista disse que aprendeu que antes de realizar um novo projeto é preciso melhorar o que existe. A comparação teve como alvo a construção do novo Hospital Regional em terreno doado pela Prefeitura na altura do Km 106, da rodovia Raposo Tavares.



Cadastro único



Skaf anunciou a criação de um cadastro único para monitorar a situação daqueles que utilizam a rede pública. "Quem for atendido em São Paulo, por exemplo, terá seu quadro anotado quando tiver de passar pelo médico em outra cidade. Essa é uma medida simples que pode ajudar no gerenciamento do serviço", explicou.

Do CHS Skaf seguiu para a área onde o novo hospital regional do município será construído. Depois, visitou o Jardim Novo Mundo, em Votorantim. No bairro ouviu reclamações de moradores sobre a falta de saneamento, de segurança e educação. "Mas o Alckmin diz que está tudo bem, que não falta nada", provocou os moradores que o abordaram. A visita terminou com um corpo-a-corpo com os eleitores no bulevar Braguinha, no centro de Sorocaba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim