quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cinefest Votorantim tem data ampliada

Notícia publicada na edição de 09/10/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno C
Felipe Shikama

Devido ao número expressivo de inscrições de produtores regionais, programação do festival de Votorantim foi ampliada


Marcelo Domingues, assinala que, por meio da parceria com o Sesc, todos os diretores dos curtas selecionados na mostra Pindorama (nacional) estarão na cidade para acompanhar o festival - PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS (13/1/2012)


Do total de 364 curtas-metragens inscritos, 56 foram selecionados para participar da mostra competitiva da 9ª edição do Festival Nacional de Cinema de Votorantim (Cinefest), que acontece entre os dias 16 e 22 de novembro.


Segundo a prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, um total de 30 filmes, de todas as regiões do Brasil, vão participar da Mostra Pindorama. Já a Mostra Cachoeira, dedicada às produções realizadas na região, contará com 21 curtas. Outros cinco filmes vão disputar a Mostra Raiz, dedicado à temática ambiental.

O Cinefest é promovido pela prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, e tem co-realização do Sesc Sorocaba. Diante do surpreendente número de filmes regionais inscritos, o secretário de Cultura, Marcelo Domingues, conta que os organizadores decidiram aumentar, de 10 para 21, o número de filmes selecionados na Mostra Cachoeira (regional). "O número de produções feitas na região atingiu recorde. Com isso, a programação do festival ganhou mais dois dias. Inicialmente estava previsto para começar no dia 18. Agora vai começar no dia 16", assinala.

As exibições dos filmes das mostras Pindorama e Cachoeira, gratuitas e abertas a toda a população, ocorrerão no Auditório Municipal Francisco Beranger. Já a Mostra Raiz acontecerá em um espaço alternativo, mas o local ainda não foi definido.

Além de destacar o número recorde de filmes produzidos por realizadores de Sorocaba e região, Domingues assinala que, por meio da parceria com o Sesc, todos os diretores dos curtas selecionados na mostra Pindorama estarão na cidade para acompanhar o festival. "Essa é a primeira vez que isso acontece. Será uma grande oportunidade de debater ideias com diretores respeitados de vários cantos do país", assinala.

Entre os nomes de maior destaque na produção audiovisual brasileira, o secretário de Cultura cita os diretores Aly Muritiba, Fernanda Chicolet e o também cantor e compositor Oswaldo Montenegro. "Todos os filmes selecionados na categoria nacional fazem parte da nata dos curtas autorais. São vários diretores premiados, que também já produziram longas-metragens", detalha.

Domingues relata que todos os filmes inscritos foram avaliados por uma comissão, composta pela curadora do Cinefest, Renata Saracceni, o diretor de cinema e professor Joel Yamaji, o crítico de cinema Sérgio Alpendre e o jornalista sorocabano Gai Sang.

Paralelamente às três mostras competitivas, o Cinefest terá exibição "hors concours" dos curtas de ficção Loja de répteis, de Pedro Severian; e Espantalhos, de Marcelo Domingues, e do documentário Retratos da histórica Vila Maria Zélia, de Patrícia Helena dos Santos.

A programação completa do festival, com debates, oficinas de formação, mostras e atividades paralelas, será divulgada até o final deste mês. "Deveremos ter uma série de oficinas técnicas, mas por enquanto, a única oficina confirmada é de produção, no qual os próprios participantes vão realizar um curta-metragem durante o Cinefest, e que será exibido ao público na última noite", antecipa.

Os curta-metragens produzidos na região, selecionados para a Mostra Cachoeira, são: Uma tarde em madureira (doc), de Yuri Ledesma;

Não sei mesmo (ficção), de Kelly Marciano; Sorriso de criança (doc), de Luiz Carlos Calixto; O último tropeiro (doc), de Felipe Shikama; Escolhas, de Amadeu Gomes; Robinho aperte o play, de Antonio Donato e Augusto Torrin; Flamengo: o golem (animação), de Rodrigo Aires de Araújo; Uma lenda viva (doc), de Murilo Soto Lyra; O realejo (ficção), de Fabiana Santa; A dança de São Gonçalo (doc), de Cleiner Micceno; Fite - a invasão da rua (doc), de Chores Rodrigues; Dissonia (ficção), de Augusto Roberto; Pé Vermeio (doc), de Rodrigo Camargo; O que não te pertence mais (ficção), de Gustavo Chu; O jogadô (doc), de Rafa San; O homem por trás da cortina (documentário), de Rafael Chiafarelli e Maurício Oliveira; Peabiru (doc), de Tiago Macambira; Parasita de baixa identidade (ficção), de Bruno Loos; Tulipa (ficção), de Camila Fontanele; O vilão, de Bruno Lotelli; e Malditos sejas (ficção), de Luciano Pais.

As listas dos demais filmes, selecionados para a mostra Pindorama (nacional) e Raízes (ambiental), podem ser acessadas no site: www.cinefest votorantim.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim