sábado, 4 de outubro de 2014

Criado juizado especial para os crimes eleitorais


Jornal Cruzeiro do Sul
Carlos Araújo
Juizado especial é pioneiro no Estado, anunciou promotor Luiz Szikora - ERICK PINHEIRO

Numa iniciativa pioneira no Estado de São Paulo, a Comarca de Votorantim criou o Juizado Especial Criminal Eleitoral para atender casos de menor potencial ofensivo que possam ser resolvidos ou encaminhados com agilidade. O Juizado vai funcionar das 13h às 17h de amanhã, dia das eleições no Brasil, em duas salas de audiências do Fórum de Votorantim.

O Juizado será composto de duas juízas, dois advogados e dois promotores. As juízas são Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad e Karla Peregrino Sotilo, os advogados são Edson Mendes de Oliveira Júnior e Maria Cristina Fiuza, e os promotores são Tiago Dutra Fonseca e Maria Paula Pereira da Rocha. Esta equipe terá o apoio das Polícias Civil e Militar e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O anúncio da criação do Juizado foi feito ontem, numa das salas de audiência do Fórum, pelas juízas Luciana e Karla e pelo promotor de Justiça Luiz Alberto Meirelles Szikora. Também estava presente o major Atilio Gracco, comandante do 40º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com Szikora, a legislação prevê um volume "relativamente grande" de infrações eleitorais, mas as principais estão previstas no artigo 39, parágrafo 5º da lei 9.504/97. Segundo esta lei, constituem crimes no dia das eleições o uso de alto-falantes, amplificadores de som, comícios e carreatas, arregimentação de eleitor, propaganda de boca de urna, divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

"Se a gente tiver 100 ocorrências, 99 serão essas", explicou Szikora. Segundo ele, há outras infrações e crimes eleitorais, mas estas infrações são as mais comuns. A juíza Karla Peregrino lembrou que a proposta é parecida com os juizados que funcionaram em estádios de futebol durante a Copa do Mundo e que são comuns em aeroportos. "É um projeto-piloto", disse a juíza. Juntamente com o Juizado, continuará em funcionamento o cartório eleitoral localizado na avenida São João. Szikora esclareceu que as infrações de natureza eleitoral serão atendidas pela juíza eleitoral Graziela Gomes dos Santos Biazin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim