domingo, 5 de outubro de 2014

Instituto realiza inventário de Hospital Municipal

Jornal Cruzeiro do Sul
Sabrina Souza
programa de estágio


O instituto evitou entrar em detalhes sobre a ausência dos materiais - ERICK PINHEIRO


Todos os materiais e equipamentos que fazem parte do patrimônio do Hospital Municipal de Votorantim estão sendo levantados e contados pela Secretaria de Saúde da cidade. O Instituto Moriah, que assumiu a administração da unidade na semana passada em condições "que não são as melhores", conforme descreve, também realiza um inventário sobre o que permaneceu no local após a mudança na gestão. A medida foi tomada depois que a Irmandade Santa Casa de Votorantim, antiga gestora do local, levou alguns itens do prédio, alegando serem comprados com recursos próprios ou objetos de doação. Se for notada a falta de algum objeto que pertença ao município, informa a administração municipal, a instituição será notificada para se manifestar sobre a situação.
Dentre os itens levados, a maioria fazia parte da administração do hospital. "Cerca de 80% do que tinha nesse setor pertencia à Santa Casa e foi retirado com a nossa saída", confirma o advogado da instituição, Lázaro de Góes Vieira. Segundo ele, foram levados armários, prateleiras, computadores, mesas, cadeiras, um sofá e até mesmo documentos que pertenciam à Irmandade, e que serão usados na preparação da última prestação de contas ao poder público. Porém, conforme divulga o Instituto Moriah, também foram constatadas quantidades insuficientes de materiais de consumo, rouparia e uniformes. "Não podemos afirmar, no entanto, se essas peças foram retiradas ou se já estavam em falta durante a gestão da outra empresa", ressalta o porta-voz Fábio Godoi, que é diretor de marketing do instituto.
O instituto evitou entrar em detalhes sobre a ausência dos materiais mas reconheceu, no entanto, que "faltam aparatos para prestar um bom atendimento à população". Além disso, segundo Fábio, alguns equipamentos estavam sem funcionar e foram devolvidos ao almoxarifado do município. Além do inventário, a Prefeitura mencionou estar reavaliando um levantamento, realizado antes da mudança na gestão do hospital, sobre a necessidade de equipamentos na unidade. "Conseguimos um repasse do Fundo Nacional de Saúde para a compra de equipamentos e, assim que conseguirmos a aprovação, vamos abrir licitação para a compra", destacou a secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.
Bens próprios
De acordo com Lázaro Vieira, a retirada dos itens aconteceu no último dia 22 de setembro, um dia antes da transição entre as gestoras, e o município foi informado e solicitado para que acompanhasse a saída dos bens, o que não teria acontecido. "Nós protocolamos a saída junto a Prefeitura. O pouco que foi levado pertence à Santa Casa", ressalta o advogado. Ele afirma ainda que a Irmandade possui notas fiscais e comprovantes de tudo que foi retirado. "Trata-se de uma entidade filantrópica que arrecadou algum dinheiro durante os anos, que foi usado na unidade. Também há muitas doações de móveis, que também foram retirados", finaliza.
A Santa Casa administrava o hospital desde 2001. O Moriah assumiu a gestão do local na terça-feira da semana passada, depois de julgada ação movida pela Santa Casa - que questionava a posição da organização no chamamento público promovido pela Prefeitura. A concorrência foi vencida pelo Instituto, sendo que a Irmandade havia ficado na segunda posição. (supervisão: Marcelo Andrade)

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