quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Escola do Green Valley promoverá a captação e a reutilização de água da chuva

A implantação de uma cisterna para captação da água da chuva era um dos projetos mais desejados pela direção da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Prof. Cândido dos Santos", no Green Valley. A proposta inicial seria aproveitar uma caixa de água desativada há quatro anos existente no local e com isso armazenar a água da chuva. O projeto tinha como intenção captar a água do telhado da quadra poliesportiva e com isso reutilizá-la principalmente para a limpeza dos espaços externos destinados às práticas de atividades com os alunos.

O que era um projeto, começa a virar realidade. Através do Programa Escola Sustentável realizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Educação (SEED), em parceria com algumas empresas, entre elas a Fibria Celulose, que mantém um programa de Educação Ambiental conhecido como JornalEco. Tendo esse conhecimento e participando das ações, a direção da unidade escolar inscreveu o projeto num concurso realizado pela empresa e foi contemplada. A cisterna começou a ser instalada nesta terça-feira (04).

Conforme explica a coordenadora da unidade, Eliza Silva dos Santos, a escola contava com o reservatório que estava desativado há anos. "Ao lado temos a quadra poliesportiva que é utilizada também pela comunidade e sempre temos que realizar os serviços de limpeza, no local, então, pensamos que utilizar a água da chuva para isso seria muito importante, ainda mais por estarmos passando por um período longo de estiagem", comenta. "Com isso, podemos racionar o uso da água para algumas ações como a limpeza externa e a irrigação dos jardins e da horta", conclui.

A coordenadora comenta que dentro da temática fez a conscientização e junto com as crianças foi apresentada a importância da implantação do projeto. Segundo Eliza, os alunos estão na expectativa para ver o projeto funcionando na prática.

O engenheiro e educador ambiental, Samuel Protetti, que há dez anos trabalha na implantação de projetos ambientais nas escolas, entre eles a instalação de cisternas, destacou que assim que recebeu o projeto, a Fibria aprovou a ideia e o designou para sua implantação. "Primeiro fizemos uma vistoria e analisamos a possibilidade", disse.

O engenheiro destaca que no caso desta unidade escolar as condições já são totalmente favoráveis, tendo em vista que há um reservatório pronto e bem próximo a uma saída de água. "Estamos fazendo a tubulação, instalando torneira e até disponibilizando a mangueira para levar a água até os locais onde será utilizada", disse.

A cisterna implantada na escola terá capacidade para armazenar 2.300 litros de água. Ele explica que em outros estados principalmente, é comum as escolas implantarem projetos como esse. "Isso mostra que o trabalho de educação ambiental realizado pelo JornalEco e aderido pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade é de suma importância", conclui.

O diretor de planejamento e educação ambiental da Sema, Ricardo Naccarati destaca que mediante ao Programa Escola Sustentável, diversas temáticas ambientais foram trabalhadas pelos alunos, mais que com certeza, principalmente em função da forte estiagem enfrentada na região, os temas relacionados à água foram bastante aprofundados, oferecendo assim a real importância e relevância a esse recurso natural vital para todos os seres vivos.



Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim