domingo, 30 de novembro de 2014

Exposição homenageia pintor Ettore Marangoni

Notícia publicada na edição de 29/11/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A 

Um dos destaques da programação comemorativa pelo aniversário de 51 anos da emancipação político-administrativa de Votorantim será a exposição "Marangoni Registros de Votorantim e Outras Histórias". A mostra será aberta ao público no dia 2 de dezembro, no Aquário Cultura, às 20h. Telas e estudos gráficos do pintor poderão ser apreciados e foram escolhidos para apresentar aos visitantes a riqueza de sua obra, técnicas utilizadas, quadros emblemáticos em sua carreira e as telas especialmente dedicadas a Votorantim que representam importantes registros históricos e culturais do município.

Ettore Marangoni (1.907 - 1.992) nasceu na Suíça, veio para o Brasil com 8 anos e aos 12 passou a residir em Votorantim, onde chegou a trabalhar com fotogravuras para os tecidos da Companhia Nacional de Estamparia. Sua obra é reconhecida e premiada, tendo forte ligação com a identidade da região e potencial de preservar a memória e a história.

De 3 a 23 de dezembro, o público está convidado a conhecer mais sobre o perfil artístico do pintor, suas técnicas, os estudos gráficos que fazia antes de criar uma tela e obras exclusivas que retratam momentos importantes da história de Votorantim. O horário para visitação é das 12h às 22h, de segunda a domingo, com entrada gratuita.

A cerimônia de abertura da exposição também terá uma homenagem ao professor votorantinense "Claudir Calixto Mainardi" que passará a denominar o Aquário Cultura, na esquina entre as avenidas 31 de Março e Moacir Oseias Guitte, ao lado da Praça de Eventos Lecy de Campos.

A exposição apresentará pela primeira vez as 21 telas de Marangoni que fazem parte do acervo do Museu Histórico Municipal após restauração realizada pela Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer. As obras foram adquiridas do próprio artista, em 1988, com o objetivo de proteger e manter unido o conjunto de pinturas dedicado por ele à cidade.



Relíquias



Entre os destaques da exposição, estão as telas que reproduzem na visão de Marangoni momentos históricos da cidade como a "Primeira Missa de Votorantim", pintada em 1973 em referência à celebração que ocorreu em 1917, e "Dom Pedro II Visita a Cachoeira da Chave", acontecimento do ano de 1886 que originou a tela em 1991, um ano antes do falecimento do pintor. Outra peça que chama a atenção e tem um valor histórico proporcional à sua exuberância é o quadro intitulado "Desmembramento" que tem 3,8 metros de largura e registra a linha do tempo desde o período colonial até a separação de Votorantim da cidade de Sorocaba, em 1963. A pintura data de 1.969.

Há, também, quadros e estudos sobre Santa Helena, Capela da Penha, Cachoeira da Chave, Bairro Barra Funda, Capela Coração de Jesus, Capela do Pópulo, entre várias outras. O "1º Matadouro de Votorantim", registro de 1.917, pintado em 1.989, possui as duas peças, tanto o estudo, com o primeiro desenho, quanto a tela. A obra mostra os bois no cercado, sendo observados pelos trabalhadores e também por urubus.

Todo esse conjunto foi reunido com a colaboração especial do neto de Ettore Marangoni. Lawrence Marangoni Hein aceitou o convite e contribuiu fornecendo informações, a biografia do avô e também selecionando as peças que ajudarão a compreender o universo artístico das obras e da carreira de Marangoni.

Para o titular da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, Marcelo Domingues, antes mesmo de começar, a exposição já tem sido motivo de satisfação e orgulho, mas ele não esconde a expectativa de ver o público prestigiando o resultado de todo esse trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim