terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Encontro de Bandas Marciais traz sete grupos

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama

Sete bandas marciais ocupam hoje, às 20h, a praça de Eventos Lecy de Campos para participar do 2º Encontro de Bandas Marciais de Votorantim e Região. O evento, aberto a todos os interessados, faz parte da programação oficial Viva Natal, realizado pela prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cultura.

Sem caráter competitivo, o encontro terá quatro bandas marciais de Votorantim, e uma representante de Sorocaba, uma de Araçoiaba da Serra e outra de Tapiraí. Cada banda terá 15 minutos para se apresentar. O repertório é livre e, além de peças tradicionais, as bandas prometem interpretar sucessos da MPB e da música internacional como Lady Gaga e Michael Jackson.

As bandas participantes são Fanfara da Escola Municipal Izabel Ferreira Pedroso, Banda Marcial de Votorantim (Bamavo), Banda Marcial e Orquestra de Metais Senai de Votorantim, Banda Marcial da Escola Estadual Clotilde Beline Capitani, Banda Marcial de Sorocaba, Banda Marcial de Araçoiaba da Serra e Banda Marcial de Tapiraí.

Para a segunda edição do Encontro de Bandas, a praça Lecy de Campos ganhou reforço na estrutura que contará com iluminação especial e tenda para abrigar os músicos antes e depois das apresentações.

De acordo com o secretário de Cultura, Marcelo Domingues, o objetivo do Encontro é valorizar o gênero musical que, segundo ele, faz parte da história de Votorantim. "Já na década de 1920, Votorantim tinha duas bandas que se apresentavam nos coretos e eram rivais. Então essa é uma tradição que está viva", comenta. Domingues assinala que há dois anos, Votorantim contava apenas com uma banda marcial, mas uma parceria firmada entre a Secretaria de Cultura e a Orquestra de Metais Senai fez o número saltar para quatro. "Além da tradição, o incentivo às bandas é bacana porque, muitas vezes, são nelas onde os jovens têm o primeiro contato com a música", complementa.

Diante do crescimento das bandas marciais na cidade, Domingues adianta que, até 2016, Votorantim deverá sediar seu primeiro festival competitivo de bandas. "Nós temos plano de fazer um evento desse tipo, mas para isso precisamos de uma estrutura maior e contratação de jurados", assinala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim