Jéssica Nascimento
programa de estágio
Palestras, apresentação de projetos e mesa redonda são algumas das atrações que serão realizadas no primeiro Seminário de Educação Gestão Pedagógica: Um Desafio Contemporâneo. O evento gratuito, realizado pela Diretoria de Ensino da Região de Votorantim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, acontece nesta sexta-feira, a partir das 8h, no Teatro Municipal Francisco Beranger. Com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, o encontro reunirá diretores, vice-diretores e professores coordenadores, visando fortalecer e reconhecer as ações e estratégias bem sucedidas realizadas nas 40 escolas municipais e estaduais de Votorantim, Tapiraí, Piedade, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Capela do Alto e Araçoiaba da Serra.
A diretora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Votorantim, Marisa Ferraz de Almeida, de 55 anos, diz que o seminário é voltado para que os gestores reflitam e debatam sobre a administração de suas escolas. "Isso ajuda a disseminação de projetos positivos. Nós esperamos que as escolas reflitam nessa questão pedagógica, começando o próximo ano letivo de uma maneira diferente. Assim iremos melhorar cada vez mais o nível educacional da região." Segundo ela, a gestão é a maior dificuldade nas escolas. "É difícil lidar com os conflitos existentes. Para haver uma educação de qualidade, é necessário que todos os integrantes trabalhem juntos. Unidos pela educação, pois a responsabilidade por isso é do grupo", ressalta.
A abertura do evento será com a palestra do professor Celso Vasconcelos, que abordará o tema gestão pedagógica, com foco na gestão de pessoas. Logo após a palestra, haverá a apresentação, em forma de vídeo, de três trabalhos desenvolvidos que aprimoraram e fortaleceram escolas da região através de um planejamento estratégico. De todas as escolas participantes, vinte inscreveram seus planejamentos. Conforme Marisa, dos projetos inscritos, apenas três foram selecionados para a apresentação. "Esses tiveram um destaque. Fizeram a escola, que estava em um nível educacional inferior ao da diretoria, melhorar a qualidade de ensino", afirma.
Na parte da tarde, às 13h30 haverá uma mesa redonda composta pelas professoras Dulce Helena Ferreira, representante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus de Sorocaba; Sonia Maria Brancaglion, representante da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Isabel Cristina Cardoso, secretária da Educação de Votorantim e Tereza Leonor Milano, dirigente de ensino regional. Segundo Marisa, durante o debate serão discutidas questões sobre práticas e ações desenvolvidas pelas equipes pedagógicas. A mesa também discutirá os trabalhos apresentados com o público participante. As atividades se encerram com a premiação das escolas que apresentaram seus projetos. (Supervisão: Adalberto Vieira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.