Cerca de mil jovens cumpriram o importante compromisso cívico do Juramento à Bandeira na manhã desta sexta-feira (12), em Votorantim. A cerimônia foi realizada de acordo com o protocolo militar e desde o ano passado foi resgatada ao calendário oficial da cidade. Os jovens compareceram ao Estádio Municipal "Domênico Paulo Metidieri" para o ato que representa um rito de passagem para a vida adulta com o juramento e a obtenção do certificado de dispensa e incorporação (CDI).
A organização foi da Prefeitura de Votorantim e da 14ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM – Sorocaba), por meio da 169ª Junta do Serviço Militar, instalada em Votorantim. O prefeito Erinaldo Alves da Silva, que é presidente da Junta local, falou aos jovens sobre a importância do momento e sobre a responsabilidade que devem ter para enfrentar os desafios e as lutas que são apresentadas com a vida adulta, como a recusa às drogas e a busca por qualificação e uma colocação no mercado de trabalho.
Os jovens que participaram da cerimônia completaram dezoito anos em 2014 (classe de 1996) e alistaram-se ao longo deste ano. Responsabilidade também foi o que aposentado Antônio Soares da Silva, de 71 anos, mecionou sobre o compromisso militar. "É um momento importante nessa fase da vida. Lembro bem do meu dia, fui para Sorocaba e naquela época precisava levavam a gente para Itu para ser dispensado", comentou Antônio ao lado da esposa Izolina da Silva, enquanto aguardavam o neto Gabriel. "Eu fiz questão de vir para prestigiar o meu neto", contou a avó.
Ademir Bueno de Moraes, de 62 anos, também estava presente para acompanhar o juramento do filho Luan com quem conversou sobre sua expectativa na juventude. "Eu queria ter servido, mas naquela época também tinha excesso de contingente. Vejo como uma experiência importante para o crescimento", comentou o pai.
A solenidade desta sexta-feira foi ministrada pelo delegado titular da 1ª Delegacia da Junta do Serviço Militar de Sorocaba, tenente Jailson Rodrigues dos Santos e foi seu último ato oficial público à frente da delegacia já que na segunda-feira, dia 15, fará a passagem do cargo para um sucessor e seguirá para um novo posto designado em Manaus, capital do Estado de Amazonas. A cerimônia também contou com a presença do vice prefeito, Silvano Donizete Mendes, dos vereadores Fabíola Alves da Silva Pedrico, Antônio Pereira, secretários municipais e o secretário da Junta Militar de Votorantim, Wagner Lopes.
Até a metade do ano passado, o protocolo do juramento em Votorantim era cumprido em cerimônias menores, para cerca de cem jovens, nas próprias instalações da Junta Militar. Porém, com a organização dos festejos pelos 50 Anos de Emancipação de Votorantim, em dezembro de 2013, foi decidido resgatar tradição da cerimônia, como era realizado até a década de 1990 e incentivar a presença das famílias. A solenidade de dezembro de 2013 teve cerca de quinhentos jovens.
Secom Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.