Regularidade no fornecimento de água é resultado dos investimentos realizados no sistema da cidade
Em 2014, o Estado de São Paulo viveu a maior crise hídrica dos últimos 100 anos, segundo órgãos e entidades ligadas à área. O período de estiagem que se arrastou por todo território paulista resultou na queda constante do nível dos mananciais. Apesar do volume de chuva ter ficado abaixo do esperado para este ano, o abastecimento de Votorantim não ficou comprometido.
Para o superintendente da Águas de Votorantim, Alex Macedo, essa regularidade no fornecimento de água é resultado dos investimentos expressivos que a concessionária realizou no sistema da cidade. "Desde quando assumimos o serviço, foram realizadas diversas obras, dentre elas a construção e reforma de algumas estações de tratamento, ampliação das redes de água, além da implantação e ligação de novos reservatórios", evidenciou.
Com pouco mais de dois anos, Águas de Votorantim já investiu cerca de R$ 9 milhões no sistema de distribuição e tratamento da água do município, garantindo sua eficiência e regularidade no abastecimento.
Entre as ações realizadas está a implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no Jardim Novo Mundo, atendendo cerca de 12 mil pessoas do bairro e adjacências.
Na ETA Central, responsável por abastecer 70% do município, diversas melhorias foram realizadas. Foram substituídas as cabines primárias de energia, os conjuntos de moto bombas, os quadros de comandos, o que melhorou o sistema de distribuição de água. Também foram substituídos e instalados seis novos registros nas tubulações de água tratada, dois compressores, trocados dezesseis pistões de quatro filtros da estação e efetuada a higienização dos reservatórios. Outra obra importante feita na ETA foi a interligação de dois novos reservatórios metálicos. Com o aumento, a reservação da unidade passou de 2,8 milhões para 3,8 milhões de litros, beneficiando cerca de oitenta mil votorantinenses.
Já na elevatória e no reservatório que abastece a região do Bela Vista, foram instalados equipamentos que contribuem para uma melhor distribuição de água. Além disso, a capacidade de transportar água para a região do Parque São João foi triplicada com a implantação de uma nova adutora.
Também foi implantada uma malha de rede de distribuição de água no Cubatão. Mais de noventa famílias que residem no bairro, que utilizavam poços instalados nas próprias casas e uma adutora de água bruta que foi desativada, passaram a contar com água encanada e tratada.
Apesar de Votorantim não ter sofrido com o baixo nível dos mananciais que abastecem a cidade, o superintendente ressalta a importância do consumo consciente. "A água é um recurso natural esgotável importante para a saúde e o desenvolvimento econômico-social, por este motivo os munícipes devem utilizá-la de maneira racional", finalizou.
Para o próximo ano, a concessionária vai implantar mais dois novos reservatórios, que irão contribuir ainda mais com a segurança na operação do sistema de abastecimento da cidade, além de trabalhar para ampliar ainda mais o número de novas ligações de água.
Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Maior crise hídrica não afetou abastecimento de água em Votorantim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.