sábado, 3 de janeiro de 2015

Construção desaba durante vendaval

Jornal Cruzeiro do Sul
Carolina Santana

Paredes de sobrado não resistiram à força dos ventos e outros seis imóveis vizinhos foram interditados
Paredes de um sobrado em construção desabaram sobre residências - PEDRO NEGRÃO

Uma casa em construção desabou na tarde de ontem e causou a interdição pelos Bombeiros de outros seis imóveis no bairro São Matheus, em Votorantim. Uma pessoa teve ferimentos leves e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um forte vendaval atingiu o local por volta das 16h de ontem e destelhou diversas casas. Pelo menos três ruas foram atingidas pela ventania. Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com a Defesa Civil do município para ter informações sobre desabrigados ou outras ocorrências.

Segundo o tenente do Corpo dos Bombeiros, Michelin, o telhado e duas paredes do sobrado despencaram com os fortes ventos. "A casa mais atingida estava vazia. Na outra estava uma mulher com os dois sobrinhos. Ela teve um ato heroico e jogou-se sobre as crianças que saíram sem ferimentos", conta. A vítima teve ferimentos leves e segundo seu irmão, o metalúrgico Fernando Luís, 28, ela cuidava dos filhos de uma outra irmã que têm dois e seis anos de idade. "Uma viga de concreto e madeira caiu bem em cima da cama. Podia ter acontecido alguma coisa muito pior", diz Fernando. No momento da ocorrência ele não estava em casa e foi avisado por vizinhos sobre o desabamento.

"A gente mora aqui há muito tempo. Nunca aconteceu uma coisa dessa e sempre chove muito forte por aqui", comentou. Fernando diz não conhecer o dono da construção que desabou sobre sua casa e destaca que outras casas foram atingidas. "A minha vizinha de muro aqui tem um bebê com nem um mês de vida. Eles não estavam em casa na hora do desabamento." A casa da família de Fernando foi uma das interditadas pelos Bombeiros. Lá moram oito pessoas sendo duas crianças. "Ainda não sabemos para onde vamos, agora vamos tirar todas as coisas de valor daqui de dentro, conforme nos orientaram. Vamos tirar os documentos e eletrônicos", adiantou o metalúrgico. Os moradores ainda aguardavam a chegada da Defesa Civil para avaliar se a interdição deveria ou não ser mantida.

Três ruas atingidas

O vendaval atingiu as ruas Laércio Carrara, Antônio Conceição Carvalho e Isaura Ravaneli Valter. Fátima Aparecida Bierjante, 42, teve sua casa danificada. Ela estava sozinha com a filha, o neto e a mãe. "As telhas começaram a voar, corremos para o quarto que é o único lugar onde tem laje. Foi um susto muito grande", comentou ela ainda assustada. Os ventos arrancaram as telhas da sala, cozinha e da área da casa. "Perdi meu sofá, televisão, móveis, as coisas da cozinha. Perdi muita coisa", conta. Fátima mora no bairro há 15 anos e nunca tinha visto um fenômeno como esse.

A chuva com fortes rajadas de vento durou menos de uma hora e dezenas de casas foram destelhadas. Logo após o ocorrido era possível ver moradores tirando as telhas quebradas e recolocando outras no lugar. "Só amanhã, quando o comércio voltar a abrir vamos calcular o prejuízo. Agora estamos muito assustados e agradecendo por ninguém ter se ferido com gravidade, pois a coisa foi bem feia", diz Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim