Com o objetivo de envolver as escolas e seus alunos em uma nova realidade socioambiental, a Prefeitura de Votorantim, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação desenvolveu no ano passado o Programa Escola Sustentável. Trabalhando com consistência, continuidade e usando diversos conceitos de educação ambiental e mobilização comunitária, o programa está ajudando a formar uma cultura de defesa ambiental, envolvendo não apenas os alunos da rede municipal de educação, mas também a sociedade em geral nesse processo de reflexão para que assim possam construir novos jeitos de se relacionar com a realidade à sua volta rumo a um futuro mais sustentável.
A escola campeã do Programa Escola Sustentável no ano de 2014 é um grande exemplo desse processo participativo. A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) "Gerson Soares de Arruda", localizada no Parque São João, além de desenvolver diversas ações pedagógicas junto a seus professores, alunos e comunidade, pôs a mão na massa e junto à empresa Fibria, parceira do programa, realizou duas construções sustentáveis na escola, evidenciando que além de todo o seu envolvimento com a educação ambiental, o programa deixa um legado de edificações ecologicamente corretas no município. Isso porque, além das obras na Escola "Gerson Soares de Arruda", o programa possibilitou a captação de água da chuva na EMEIEF "Cândido dos Santos", no Jardim Green Valley e a construção da "Horta-Mandala" na EMEIEF "Helena Pereira de Moraes" no Centro.
Na escola, foram instaladas telhas de policarbonato no corredor central da unidade, que segundo Fernanda Alvarenga, representante da Empresa Fibria, "serviu para aumentar a luminosidade do corredor que antes era bastante escuro e apenas com a substituição de algumas telhas tradicionais por telhas de policarbonato tudo mudou, ficando vivo e iluminado". Isso mostra que atitudes simples tem um efeito gigantesco na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade do planeta. As telhas transparentes são uma forma de economizar energia e aproveitar melhor a luz solar, sendo de fácil colocação e replicável em diversos outros locais.
Já a segunda obra realizada foi a revitalização da brinquedoteca sustentável. "Devemos pensar que a sustentabilidade parte da premissa de se utilizar materiais que poderiam ser descartados e se estende pelo fato dos professores, coordenadores e alunos identificarem juntos, as melhorias que a escola pode ter a partir da ação coletiva", destaca. Os alunos participaram da co-criação do layout da brinquedoteca, construção conjunta do espaço, envolvimento na pintura e a produção de almofadas pelos pais dos alunos. Com isso um envolvimento na comunidade escolar e um sentimento de pertencimento daquele local, fazendo com que todos valorizem e preservem o espaço criado.
Na nova brinquedoteca, foram reutilizados paletes de madeira descartados e também foi construída uma estante de madeira reciclada para dispor os equipamentos de som e outros objetos. A proposta é que ao utilizar o espaço, as crianças entendam o fato de que para algumas pessoas tais materiais não tem valor, mas para outras, os objetos ganham significado e tem grandes utilizações.
A diretora da unidade educacional Cibele Maria de Paula diz que o Programa Escola Sustentável permitiu direcionar com mais clareza e objetividade no conteúdo. Com isso a Sema encerra o ciclo 2014 do "Programa Escola Sustentável" que contribuiu para a formação do "sujeito ecológico", nome usado para definir o que seria o modelo de um ser humano que possui e dissemina valores éticos, atitudes e comportamentos ecologicamente orientados para o bem de toda a sociedade. Assim, para o ciclo 2015 do programa, a secretaria planeja aprofundar e enriquecer a proposta, para que se obtenha ainda maior sucesso junto às novas escolas participantes. A unidade recebeu a brinquedoteca no final do ano letivo e será muito utilizada pelos alunos durante o ano de 2015.
A escola campeã do Programa Escola Sustentável no ano de 2014 é um grande exemplo desse processo participativo. A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) "Gerson Soares de Arruda", localizada no Parque São João, além de desenvolver diversas ações pedagógicas junto a seus professores, alunos e comunidade, pôs a mão na massa e junto à empresa Fibria, parceira do programa, realizou duas construções sustentáveis na escola, evidenciando que além de todo o seu envolvimento com a educação ambiental, o programa deixa um legado de edificações ecologicamente corretas no município. Isso porque, além das obras na Escola "Gerson Soares de Arruda", o programa possibilitou a captação de água da chuva na EMEIEF "Cândido dos Santos", no Jardim Green Valley e a construção da "Horta-Mandala" na EMEIEF "Helena Pereira de Moraes" no Centro.
Na escola, foram instaladas telhas de policarbonato no corredor central da unidade, que segundo Fernanda Alvarenga, representante da Empresa Fibria, "serviu para aumentar a luminosidade do corredor que antes era bastante escuro e apenas com a substituição de algumas telhas tradicionais por telhas de policarbonato tudo mudou, ficando vivo e iluminado". Isso mostra que atitudes simples tem um efeito gigantesco na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade do planeta. As telhas transparentes são uma forma de economizar energia e aproveitar melhor a luz solar, sendo de fácil colocação e replicável em diversos outros locais.
Já a segunda obra realizada foi a revitalização da brinquedoteca sustentável. "Devemos pensar que a sustentabilidade parte da premissa de se utilizar materiais que poderiam ser descartados e se estende pelo fato dos professores, coordenadores e alunos identificarem juntos, as melhorias que a escola pode ter a partir da ação coletiva", destaca. Os alunos participaram da co-criação do layout da brinquedoteca, construção conjunta do espaço, envolvimento na pintura e a produção de almofadas pelos pais dos alunos. Com isso um envolvimento na comunidade escolar e um sentimento de pertencimento daquele local, fazendo com que todos valorizem e preservem o espaço criado.
Na nova brinquedoteca, foram reutilizados paletes de madeira descartados e também foi construída uma estante de madeira reciclada para dispor os equipamentos de som e outros objetos. A proposta é que ao utilizar o espaço, as crianças entendam o fato de que para algumas pessoas tais materiais não tem valor, mas para outras, os objetos ganham significado e tem grandes utilizações.
A diretora da unidade educacional Cibele Maria de Paula diz que o Programa Escola Sustentável permitiu direcionar com mais clareza e objetividade no conteúdo. Com isso a Sema encerra o ciclo 2014 do "Programa Escola Sustentável" que contribuiu para a formação do "sujeito ecológico", nome usado para definir o que seria o modelo de um ser humano que possui e dissemina valores éticos, atitudes e comportamentos ecologicamente orientados para o bem de toda a sociedade. Assim, para o ciclo 2015 do programa, a secretaria planeja aprofundar e enriquecer a proposta, para que se obtenha ainda maior sucesso junto às novas escolas participantes. A unidade recebeu a brinquedoteca no final do ano letivo e será muito utilizada pelos alunos durante o ano de 2015.
Secom Votorantim
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