A Secretaria da Saúde de Votorantim promove no próximo dia 22 de janeiro a primeira "Sala de Situação de Dengue" do ano. O encontro será destinado aos profissionais da rede municipal de saúde e a todos os secretários municipais da Prefeitura e contará com a presença da equipe técnica da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão regional ligado à Secretaria de Estado da Saúde. Neste ano, Votorantim ainda não tem casos confirmados de dengue, mas a preocupação com a doença é permanente.
O motivo da reunião é atualizar dados e reforçar orientações sobre a importância da prevenção em todos os setores da administração municipal e também na própria rede de atendimento, bem como compartilhar informações sobre protocolos e condutas adotadas para as suspeitas e atendimentos. A reunião será na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), às 8h, e terá a presença de representantes de todas as unidades de saúde da rede municipal, como gerentes e enfermeiros, que ficarão responsáveis por multiplicar as informações com suas equipes.
"Essa época do ano é muito importante para reforçar e atualizar orientações. A reunião servirá para a Sucen nos apresentar o panorama atual da região e também para abordarmos os protocolos vigentes para prevenção e controle da dengue tendo em vista que neste ano existe uma tendência de aumento de casos", comentou a secretária da Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chizzotto de Moraes.
No ano de 2013, Votorantim teve 263 casos de dengue e no ano passado foram 28 diagnósticos positivos. Mesmo não havendo casos confirmados até o momento neste ano de 2015, os trabalhos não param. Equipes estão visitando os bairros para vistoriar casas e orientar moradores. Mesmo com toda a organização e estrutura preparada para prevenção e atendimentos por parte do poder público, a Secretaria da Saúde ressalta que sem a mobilização dos cidadãos a dengue não pode ser contida e faz um apelo para que todo cidadão colabore.
Cada família deve estar atenta e fazer a sua parte mantendo a prevenção e atenção redobradas. Qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado, nada deve ser deixado com água, piscinas devem ser tratadas, ralos tampados, sanitários com pouco uso devem ter a tampa fechada, recipientes dos animais devem ser lavados regularmente e os pratinhos de planta devem ser eliminados.
Secom Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.