Por Eric Mantuan
Votorantim, SP
Ex-zagueiro do São Paulo comandará os garotos da Seleção de Votorantim com o desafio de desbancar o bicampeão São Paulo na Copa Brasil de Futebol Infantil
Paulão: desafio de tirar o tri da Copinha das mãos do sub-15 do São Paulo (Foto: Eric Mantuan)
Paulão, ex-zagueiro do São Paulo, estreia como técnico na Copa Brasil sub-15 de Votorantim (Foto: Eric Mantuan)
A fórmula para tirar do São Paulo o tricampeonato da Copa Brasil de Futebol Infantil, tradicional torneio sub-15 que acontece em Votorantim, no interior paulista, pode estar na prancheta de um ex-tricolor: aposentado como zagueiro, Paulo Frederico Benevenute, o Paulão, de 41 anos, inicia sua carreira de treinador à frente dos garotos da seleção local.
A anfitriã Votorantim será uma das 15 equipes a desafiar a supremacia são-paulina na competição: com quatro títulos, dois seguidos em 2013 e 2014, os garotos do Morumbi são os maiores campeões.O torneio começa no dia 15, em Votorantim, e a seleção local está no Grupo A, ao lado de São Paulo, Atlético-MG e Coritiba. O técnico orienta os garotos que disputarão o torneio há dois meses e meio, e procura transmitir a eles um pouco da experiência dos 16 anos de carreira. Após ser revelado pelo Mogi Mirim, foram sete temporadas no São Paulo e passagens por times como Vasco, Juventude, Santa Cruz, Al-Khor, do Catar, e Vitória de Guimarães, de Portugal.
– Desde quando eu era jogador, penso em sonhar grande; mas se o sonho é grande, o sacrifício, a responsabilidade e o trabalho também. Esse desafio envolve todos os times grandes, que são os melhores. Vamos trabalhar duro, 15 equipes vão trabalhar para tirar o título do São Paulo e nossa seleção não é diferente – avalia.
As temporadas em grandes equipes deram a Paulão tempo suficiente para observar o trabalho de técnicos conhecidos no futebol. Exemplos que procurará reproduzir agora, do outro lado do gramado – no banco de reservas.
– É uma experiência que ganhamos dentro de campo com Muricy Ramalho, Paulo Autuori e outros técnicos. Almejo ser técnico como minha profissão, e agradeço as pessoas que confiaram em mim. Começo em Votorantim como comecei quando atleta, e meu maior desafio é fazer com que passemos de fase, e aí comecemos a brigar de igual para igual pelo título – espera.
A estreia da seleção de Votorantim será em 16 de janeiro, às 18h, contra o Coritiba, no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri.
"Paulão Desmaio"
A passagem de Paulão pelo São Paulo ficou marcada por um fato curioso: na sua apresentação, vindo pelo Mogi Mirim, ele desmaiou. Até hoje, 16 anos depois, há quem se lembre disso e brinque com o ex-jogador, que leva na esportiva.
– Continuam lembrando porque a internet ajuda [risos]. Levo na brincadeira, tenho amigos e pessoas que perguntam. Mas a minha carreira não foi pautada só pelo desmaio. Tem que saber levar, e levar na alegria, porque se você não conseguir sorrir com as coisas pequenas, não saberá sorrir com as grandes – pondera.
Aposentado dos gramados desde 2009, Paulão hoje é 'tietado' pelos pais são-paulinos dos garotos votorantinenses, que recordam-se das suas atuações com a camisa do time do Morumbi. E sobre o desmaio, ele encerra o assunto com bom humor.
– Agora tomo café antes de vir treinar – diverte-se.
Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.