sábado, 14 de fevereiro de 2015

Carnaval da Inclusão alegra tarde de pacientes

Diário de Sorocaba

Os pacientes puderam usar adereços oferecidos pela organização (Foto: Secom Votorantim) 


Brincar o Carnaval é parte da cultura brasileira e, para que essa vivência esteja acessível a todos os públicos, Votorantim sediou nesta sexta-feira (13), mais uma edição do Carnaval da Inclusão. A chuva do início da tarde não atrapalhou a festa e colaborou para deixar o clima mais fresco para os pacientes de instituições psiquiátricas de Sorocaba, Votorantim e região, que aproveitarem a festividade dançando e cantando. Socialização e alegria são os objetivos da ação e foram atingidos, envolvendo aproximadamente 300 pacientes ao longo da tarde.

Onze instituições, entre hospitais psiquiátricos, clínicas e Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), participaram. O baile com marchinhas e sambas-enredo foi no Aquário Cultura, localizado ao lado praça de Eventos Lecy Campos, por meio de uma parceria da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim e a Associação Cultura Votorantim. A animação da festa ficou por conta do grupo Samba em Família. A cantora Marta Skif Brito, que se apresenta com o marido e o filho, participou pela primeira vez e resumiu a experiência como “maravilhosa e transformadora”.

O Caps Votorantim compareceu com 20 pacientes e o Hospital Vera Cruz, com 31 pacientes, três deles cadeirantes, acompanhados por nove funcionários. A enfermeira Ana Carolina Sanches Vaz explicou que a maior parte dos pacientes é portador de esquizofrenia e está institucionalizada há muitos anos. Já o Caps 2, mantido pela Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba, levou 15 pacientes, e a terapeuta ocupacional Priscila Furlan também elogiou a proposta do Carnaval da Inclusão, pois muitos pacientes deixaram de se relacionar com outras pessoas, e passaram a viver situações novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim