quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Fiscais municipais iniciam operação contra a dengue

A nova força tarefa de combate à dengue em Votorantim foi iniciada nesta quinta-feira (26) e tem foco na fiscalização de imóveis. Anunciada na tarde de quarta-feira (25), a operação mobiliza as equipes de fiscais de quatro secretarias municipais, além de todas as outras pastas da administração com um olhar voltado à verificação de denúncias e solicitações dos munícipes. Apesar de inicialmente coordenada pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, a estratégia envolve toda Prefeitura e também vem sendo acompanhada pela Secretaria de Governo.

Com o aumento da dengue em toda região e o crescimento dos casos também em Votorantim, a Prefeitura tem sido acionada por munícipes para comunicar ou denunciar situações de risco. Para centralizar esses pedidos e garantir que sejam fiscalizados adequadamente não apenas quanto à presença de criadouros do mosquito, mas também quanto a outras posturas e irregularidades, foi organizada essa frente de trabalho. Toda manhã, os fiscais das Secretarias de Negócios Jurídicos, Obras e Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Públicos retirarão as demandas de quatro regiões da cidade e farão as visitas aos imóveis.

O fluxo começa com o contato do munícipe através do Serviço de Integrado de Informação ao Cidadão (SIIC) que funciona na Prefeitura de segunda a sexta-feira das 9h às 16h e também atende pelos telefones 3353-8732 ou 3353-8731. Outra opção de contato é o site da prefeitura (votorantim.sp.gov.br) que também mantém um canal aberto para esta finalidade. Todos os pedidos que forem relacionados direta ou indiretamente ao risco da dengue serão centralizados na Vigilância Sanitária. Organizadas por regiões, as solicitações serão entregues às equipes de fiscais das quatro secretarias. Se o pedido for relacionado a alguma outra pasta da administração será direcionado ao setor competente.

Nesta quinta-feira pela manhã a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, e o coordenador da Visa Municipal, Genivaldo Alves de Moura, estiveram com os fiscais e com representantes de outras secretarias para esclarecer dúvidas e dividir as primeiras demandas. A reunião foi realizada na sede da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas). Foram distribuídas 46 solicitações de munícipes de quatro regiões da cidade e entregues aos fiscais uma ficha de controle para ser preenchida em cada diligência. "Os itens devem ser respondidos e se referem às condições do imóvel, se está fechado ou abandonado, se tem material acumulado, se o morador atendeu, por exemplo", explicou Moura.

Além do fiscal poder tomar as providências que possam ser deflagradas no ato, como a notificação do morador que estiver presente para que faça a limpeza do terreno, por exemplo, esse trabalho vai retornar com novas demandas. "Nos casos em que for identificada essa necessidade vamos solicitar ordem judicial para entrar", salientou Izilda. Todo final de tarde, os fiscais devolverão os pedidos à coordenação da operação informando quantos locais foram visitados, o que foi verificado e que providências foram ou devem ser tomadas. As demandas serão reorganizadas de acordo com as necessidades e as regiões da cidade para o dia seguinte.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim