terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Paciente com suspeita de dengue deve procurar UBSs

Paciente deve reforçar a hidratação e

buscar atendimento na UBS mais próxima


Votorantim está em estado de emergência e soma 209 casos positivos esse ano. Ações nas ruas e nas unidades de saúde foram reforçadas e ampliadas, mas sem a mobilização dos munícipes a previsão é que a doença avance nos próximos meses.


A hidratação e a busca por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) assim que manifestar os sintomas são recomendações fundamentais para reduzir o risco do agravamento da dengue. Essas duas orientações foram destacadas em Votorantim nesta terça-feira (24), durante reunião estratégica realizada pela Secretaria da Saúde. A Sala de Situação de Dengue é um encontro mensal com profissionais de saúde e, como ocorreu em janeiro, nesta terça-feira contou com a presença de representantes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), regional de Sorocaba.

A elevação rápida dos casos e fora do padrão epidemiológico esperado para esta época do ano deixaram Votorantim em Estado de Emergência contra a dengue. Nesta terça-feira foram atualizados os dados da doença na cidade. Desde o início do ano, 209 casos foram confirmados a partir de 672 notificações (suspeitas). Toda cidade já registrou contaminações, mas a maior concentração continua sendo nos bairros que compõem a região do Parque Bela Vista, incluindo Jardim Icatu, Jardim Paraíso, Jardim Maria José e Jardim Morumbi, juntos somando 61 pessoas com dengue.

A segunda região com mais casos é a da Vila Garcia que inclui Jardim Ana Cláudia, Jardim São Pedro e Jardim Maria Lúcia, com o total de 22 casos. A região do Jardim Archila vem em seguida, composta por seis bairros, acumulando 21 casos. Na sequência está a região do Jardim Serrano, com sete bairros e 20 casos positivos e o Jardim Tatiana com 18 casos. Outras regiões de acordo com número de casos são: Vossoroca, Jardim Clarice e Rio Acima, cada uma com 12 casos e incluindo os bairros adjacentes, região do Itapeva com oito casos e da Vila Nova com nove, outros bairros somam 14 casos.

Com a decretação de emergência na semana passada, além de reforçar o trabalho de controle que ocorre nas ruas, com mais equipamentos e ampliação de 15 para 28 no número de agentes de endemias, a Secretaria da Saúde também está ampliando o enfoque para a assistência aos pacientes que têm chegado em maior número às unidades de Saúde. "Além de contratar mais enfermeiros e auxiliares de enfermagem, temos reforçado a orientação sobre o fluxo adequado dos atendimentos. Os pacientes devem sempre procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, onde há toda estrutura e pessoal preparado para esse atendimento, precisamos contar com a colaboração da população utilizando o recurso adequado", apela a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.

Nesta terça-feira ela não descartou a ampliação do horário de atendimento nas UBSs que atendem regiões como maior concentração de casos, como a do Parque Bela Vista, por exemplo. "O momento atual deve ser estrategicamente voltado à assistência, para que o paciente chegue ao serviço e receba o atendimento no local correto. Tem que haver o trabalho na rua também e, inclusive, certificar se os bloqueios estão dando o resultado esperado, mas o cenário regional nos mostra que o enfoque agora é para a assistência", salientou a diretora técnica da Sucen, Sueli Yasumaru Diaz. A hidratação deve ser feita pelo próprio paciente com ingestão de líquidos, como água, sucos e chás, além daquela que é realizada na rede de saúde conforme indicação médica. Nesse sentido, se houver necessidade, as unidades de saúde com maior demanda também podem ter maior espaço e estrutura dedicada às salas de hidratação com soro e observação dos pacientes.

Outra medida que será adotada essa semana é para que os pacientes atendidos em Votorantim não ocultem o verdadeiro endereço. Tem sido muito comum nas últimas semanas o atendimento de pessoas de outras cidades e muitas delas declaram endereço falso, o que tem dificultado a localização posterior para comunicar resultado de exame e contabilizar os positivos.

O presidente da Câmara de Votorantim, Eric Romero, participou da Sala de Situação de Dengue desta terça-feira após ser convidado pela secretária da Saúde que visitou a sessão do Legislativo desta semana. Romero informou que dedicará esforços para colaborar com a divulgação de ações preventivas e de utilidade para a população. "Estamos atentos e participaremos desse grande esforço para conscientizar e informar a população para evitarmos uma situaçãio mais grave nos próximos meses", declarou.

Inseticida e repelente não acabam com o problema

A diretora técnica da Sucen destacou, ainda, que a população deve estar atenta que nem a aplicação de inseticidas e nem o uso do repelente são soluções contra a dengue. A única medida realmente efetiva é eliminar criadouros. "Após à estiagem do ano passado, muitas pessoas resolveram armazenar água e quando voltou a chover e o tempo esquentou ainda mais, o mosquito encontrou as condições adequadas para se multiplicar", frisou a diretora. Segundo Sueli, em geral, o ciclo de reprodução do Aedes aegypti leva uma semana, mas pode ser reduzido quando as condições são ideais.

As operações de nebulização são realizadas por pessoal treinado do Centro de Zoonoses e têm como finalidade atingir mosquitos adultos, não matam ovos ou larvas que estão na água. Não é possível solicitar o serviço por telefone, ele é programado para as regiões que têm casos confirmados e só pode ser feito depois da remoção de criadouros, em contrário, não terão eficiência. Têm crescido muito em Votorantim as denúncias sobre terrenos com lixo e criadouros acumulados pela população. O munícipe deve utilizar o Serviço de Informação Integrada ao Cidadão (SIIC) que funciona no saguão da Prefeitura para declarar esses casos que serão encaminhados aos setores competentes.

Cidade limpa começa segunda-feira

Também como no mês passado, todos os secretários da administração municipal foram convidados a participar da Sala de Situação de Dengue e informar o que estão fazendo para efetivamente contribuir para o controle da doença na cidade. O secretário do Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, informou que estão sendo removidos dois caminhões por dia cheios de criadouros nos bairros onde há mais casos confirmados. Esse trabalho tem sido feito em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos há duas semanas. "Estamos recolhendo materiais que podem acumular água, como latas, garrafas e pneus. São aproximadamente 20 metros cúbicos de criadouros retirados por dia".

A partir da semana que vem, pelo prazo de vinte dias, haverá uma ação intensa em toda cidade para recolher todo tipo de inservíveis por meio do programa Cidade Limpa, da TV Tem. "Essa ação estava programada para junho, mas devido ao problema da dengue, antecipamos para março. A divulgação inicial é de 02 a 07 de março, mas nos preparamos para estender a atividade por 20 dias, percorrendo todas as regiões de Votorantim", explicou o secretário.

A operação que começa na segunda-feira também recolherá móveis e outros itens que devem ser colocados nas calçadas observando a programação dos caminhões, mas o objetivo principal é que a população faça uma varredura na residência e remova tudo que possa acumular água. Os trabalhos serão realizados das 7h às 17h, de segunda a sábado. A programação completa pode ser consultada no site da Prefeitura: www.votorantim.sp.gov.br.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim