sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Parcerias vão ajudar no combate à dengue e nos atendimentos

A Secretaria da Saúde de Votorantim firmou esta semana duas parcerias para auxiliar no combate à dengue na cidade. Uma dessas ações será de prevenção com a atuação da concessionária Águas de Votorantim que distribuirá material informativo e também envolverá os leituristas dos hidrômetros. Esses profissionais percorrem a cidade e terão um formulário para preencher quando identificarem situações de risco nos imóveis. A outra parceria é para a área da assistência, mais especificamente no acolhimento e triagem de pacientes com suspeita de dengue, e foi firmada com a Universidade de Sorocaba, por meio do curso de Enfermagem.

A Uniso e a Prefeitura de Votorantim já mantém um convênio para o funcionamento do Núcleo de Saúde, inaugurado no mês de dezembro para o atendimentos em seis áreas. Com o aumento dos casos de dengue na cidade e na região, a coordenação do curso de Enfermagem foi contatada e foi definida essa atuação voltada ao atendimento em outras unidades. Dez alunos de Enfermagem que fazem estágio no Núcleo estarão engajados na assistência aos pacientes com suspeita de dengue em Votorantim. Eles auxiliarão no acolhimento e na consulta de Enfermagem, na Unidade Básica de Saúde do Parque Bela Vista e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central.

"A proposta de envolvermos os estudantes surgiu na terça-feira (24/02), durante a Sala de Situação de Dengue, e foi bem recebida pela coordenação do curso de Enfermagem", explicou a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes. A Sala de Situação é um encontro mensal com profissionais de saúde, representantes de outras secretarias municipais e contou também com a presença da direção da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), que é um órgão estadual.

Águas Votorantim

A concessionária Águas de Votorantim também respondeu prontamente ao convite da Secretaria da Saúde para fazer parte da mobilização contra a dengue na cidade. Além de orientar funcionários, a empresa fará quatro ações especificamente voltadas à prevenção e à identificação de situações de risco. A primeira ação é para distribuição de material informativo. Os folhetos produzidos pela Prefeitura com um roteiro para ajudar os moradores verificarem possíveis locais que contenham criadouros do mosquito da dengue nas residências serão distribuídos pelos leituristas dos hidrômetros e também anexados à conta de água.

A concessionária também elaborará um material próprio com orientações sobre a dengue e vai disponibilizar no site para os clientes e funcionários, além de produzir e distribuir, mil sacolinhas de lixo para câmbio de veículos contendo informações sobre como combater a dengue. Na quarta atividade, os leituristas também estarão participando como observadores de situações de risco nas regiões que percorrem. Com um formulário fornecido pela Secretaria da Saúde, eles anotarão ocorrências como casa abandonada, material acumulado e outros problemas que possam ser identificados visualmente, sem entrar nos imóveis. Essas anotações serão encaminhadas para a Secretaria da Saúde e serão distribuídas aos setores competentes para fiscalização.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim