quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Votorantim chega a 157 casos de dengue


Com a chuva, os trabalhos de combate, como as operações de nebulização ficam prejudicados. A Secretaria da Saúde apela que a população vistorie as casas porque, onde há mosquitos, certamente há criadouros com água. Outra orientação é usar repelente diariamente.


O número de casos de dengue confirmados em Votorantim neste ano de 2015 chegou a 157. Os dados contabilizados pela Vigilância Epidemiológica foram divulgados pela Secretaria da Saúde nesta quarta-feira, dia 18. Desde a semana passada, a cidade está em estado de emergência devido ao crescimento dos casos e as equipes de combate à dengue trabalharam normalmente durante o carnaval. Mesmo com esse esforço, o tempo chuvoso dos últimos dias tem dificultado as ações nas ruas tanto para orientação de moradores, quanto para o recolhimentio de criadouros e a realização de operações de nebulização.

Os casos estão distribuídos em toda a cidade, mas os diagnósticos positivos se concentram mais nas regiões do Parque Bela Vista, Jardim Serrano, Jardim Archila, Jardim Tatiana e Vila Garcia. "Dividimos a cidade em regiões, quando citamos região do Parque Bela Vista, por exemplo, estamos incluindo as adjacências, como Jardim Maria José, Icatu, Paraíso, Morumbi. O mesmo vale para as outras regiões, os casos estão divididos observando as áreas de abrangência das unidades básicas de saúde", explicou a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.

Nesta quinta-feira, gerentes de todas as unidades de saúde da cidade estarão reunidos no período da manhã para discutir a situação e reforçar os protocolos para notificação e atendimentos. O prefeito Erinaldo Alves da Silva também terá uma reunião para tratar do tema com os secretários municipais. Desde o final de janeiro, a administração municipal passou a envolver outras áreas nas ações de combate à dengue, além da Secretaria da Saúde. Dessa estratégia surgiu a operação de recolhimento de criadouros nos bairros que têm mais casos da doença, envolvendo as Secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Públicos, que está em funcionamento desde o início de fevereiro.

Na semana passada foi decretado estado de emergência na cidade para a ampliação de ações de controle e contratação de mais funcionários para atuar no atendimento de casos suspeitos e nas ações de combate ao mosquito nas ruas. Mas o aparelhamento do serviço público não é suficiente para tentar evitar que o quadro se agrave. "Temos acompanhado a situação da região, as cidades que fazem divisa com Votorantim têm registrado muitos casos. Dentro do nosso município continuamos encontrando resistência da população em mudar os hábitos e eliminar a água parada das casas e apelamos para que tome providência", comentou a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim