sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Votorantim decreta emergência

Jornal Cruzeiro do Sul


Os casos confirmados de dengue aumentaram 105% no período de dois dias em Votorantim. Até segunda-feira (com informações divulgadas na terça), eram 52 casos e anteontem chegaram a 107. Essa evolução repentina levou o prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) a decretar ontem o estado de emergência no município. A mesma atitude já havia sido tomada no fim de janeiro em Sorocaba.

O estado de emergência é uma medida que reforça o alerta à população e permite à administração municipal mais agilidade na contratação de serviços e ampliação das equipes que atuam no combate à doença. Os casos estão distribuídos em todas as regiões da cidade e não há nenhuma localidade em situação confortável. Os pontos mais preocupantes ficam nas regiões do Parque Bela Vista, Jardim Serrano, Jardim Archila, Jardim Tatiana e Vila Garcia.

A Secretaria da Saúde informou que o estado de emergência permitirá o aumento das ações, em resposta ao comportamento epidemiológico da dengue. O objetivo será evitar um cenário ainda mais grave nas próximas semanas e nos próximos meses.

A curva de crescimento dos casos é considerada anormal pela Secretaria da Saúde, de acordo com o comportamento da doença no passado. "Em outros anos, nessa época registrávamos três a quatro suspeitas por dia e atualmente temos recebido até 20 suspeitas num dia", explica a secretária Izilda Maris Chiozzoto de Moraes.

As estratégias de prevenção e controle adotadas em Votorantim seguem o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e pela esfera estadual, por meio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Com a cidade em estado de emergência, o reforço das ações ocorrerá com a contratação de mais seis agentes de controle de endemias para aumentar a capacidade das equipes que atuam na rua, quatro enfermeiros e seis auxiliares de enfermagem para reforçar as equipes nas unidades de saúde e mais material de trabalho.

Entre outras medidas, também serão compradas mais duas máquinas para nebulização (aplicação de inseticidas). Atualmente, a Secretaria da Saúde mantém seis frentes de combate atuando simultaneamente nos bairros, quatro delas com máquinas de nebulização. As contratações e as duas novas máquinas permitirão ampliar essa capacidade de atendimento, tendo em vista a velocidade e proporção de crescimento dos casos.

O combate à dengue em Votorantim iniciou o ano com 15 agentes de controle de endemias e já foram contratados mais quatro em caráter temporário, seguindo a lista de aprovados em concurso público. Também continuam percorrendo a cidade dois caminhões para o recolhimento de material que possa acumular água, como latas, garrafas, pneus e recipientes plásticos. O roteiro do caminhão é definido de acordo com a maior concentração de casos confirmados da doença. Além dos veículos, quatro auxiliares de campo foram cedidos pela Secretaria de Serviços Públicos para a realização desse serviço. (Giuliano Bonamim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim