quarta-feira, 11 de março de 2015

Após recurso, Sorocaba sobe e Jundiaí cai em ranking ambiental

Jomar Bellini
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Sorocaba subiu de 11º para 4º lugar no Estado e 1º na região.
Jundiaí caiu uma posição no ranking que mede ações de Meio Ambiente.


Ranking avalia ações na área de Meio Ambiente nas
principais cidades paulistas
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Sorocaba)
























Sorocaba (SP) subiu de 11º para 4º no ranking ambiental divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente após a análise de recursos protocolados pelas prefeituras. Na primeira tabela, divulgada em dezembro de 2014, acidade tinha despencado do primeiro lugar da lista para o 11º. Já na tabela definitiva, publicada na sexta-feira (6), Sorocaba passou de 94,39 pontos para 96,39 e subiu na classificação. Já a cidade de Jundiaí (SP) perdeu uma colocação no ranking, caindo de 15º para 16º.

No ranking, os municípios recebem notas que variam de zero a 100, que avalia o desempenho das cidades em ações e projetos criados para o setor. Entre elas, estão o tratamento de esgoto, resíduos sólidos, arborização urbana, gestão de águas e qualidade do ar. As cidades que obtêm pontuação acima de 80 são contempladas com o selo de Município Verde-Azul, que garante prioridade às prefeituras na captação de recursos estaduais, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

Na listagem divulgada neste mês após a análise dos recursos das prefeituras, as 130 primeiras cidades foram certificadas e terão prioridade nos repasses no Estado. Sorocaba é a cidade mais bem colocada entre os municípios da região, ocupando o quarto lugar.

Em todo o Estado, a cidade fica atrás de Botucatu, Votuporanga e Santa Adélia. Na nova lista, a maioria dos municípios da região teve queda no índice (veja a lista ao lado).Mairinque (SP) foi a única cidade que na primeira relação havia subido no ranking, mas na listagem atualizada registra queda.

Além de Sorocaba e Jundiaí, também terão prioridade nos repasses as cidades de Cabreúva, Capela do Alto, Itatiba, Itu, Salto e Votorantim.

Comemora
A Prefeitura de Sorocaba protocolou em dezembro o pedido de revisão na pontuação. De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), esta nova pontuação foi alcançada após acolhimento parcial do recurso.

“Os dois pontos que Sorocaba recebeu na revisão são referentes à reconsideração do critério que avalia a existência da lei que institui o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, pertencente à diretiva Biodiversidade, que não foi considerada na primeira análise. Com isso, o município alcançou pontuação máxima nas diretivas Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental”, afirma a Sema.

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio divulgou nota em que comemora a mudança da classificação da cidade no ranking. “É uma ótima notícia. Mostra que estamos no caminho certo. A permanência de Sorocaba entre as cidades com melhor desempenho sinaliza que é possível atender a uma agenda ambiental mesmo com a complexidade existente numa cidade do nosso porte.”

Unindo esforços
Já a Prefeitura de Jundiaí (SP) afirmou que o ajuste no ranking ambiental “não altera a classificação positiva do município entre os 20 melhores cenários entre 610 municípios analisados”.

“Cabe destacar que o ranking, liderado por Botucatu, tem apenas casos como Sorocaba, Americana ou Araraquara entre os municípios médios à frente de Jundiaí. Dessa forma, a cidade continua bem posicionada em sua categoria, à frente de municípios como São Paulo, Campinas, Santos, São José dos Campos, Piracicaba ou Ribeirão Preto”, compara.

O Executivo considera ainda como importante os esforços realizados por outros municípios paulistas na área de Meio Ambiente, “já que os desafios não são limitados por divisas territoriais, como mostram os casos como a água e biodiversidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim