terça-feira, 3 de março de 2015

Correios atrasam entrega de carnês de IPTU

Jornal Cruzeiro do Sul
Anderson Oliveira

Segundo a Prefeitura, morador que não receber esse documento tem outras alternativas para fazer o pagamento




Atraso nas entregas de correspondências afeta, há vários dias, diversos bairros de Sorocaba - ADIVAL B. PINTO


O atraso na entrega de correspondências pelos Correios tem refletido no recebimento do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em algumas residências. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, todos os lotes de carnês desse imposto foram encaminhados e parte já foi entregue. O morador que não receber esse documento tem outras alternativas para fazer o pagamento. A data de vencimento do IPTU começa no dia 23 deste mês, quando os moradores poderão pagar o imposto em parcela única com desconto de 5%.

A comerciante Viviane Duarte Souza relata que, dos quatro imóveis dos quais paga IPTU, apenas de dois recebeu o carnê até agora. O atraso, segundo ela, é incomum. "Os carnês chegam sempre no começo de fevereiro", afirma. Esse atraso na entrega do documento, ela ressalta, pode impedir que o imposto seja pago antes do vencimento, com o desconto de 5%. "Sempre quando dá, eu pago antecipado; mas, com atraso, vou ter de pagar multa", destaca Viviane.

A Secretaria da Fazenda (SEF) de Sorocaba informa, por meio de nota, que todos os lotes de carnês do IPTU 2015 foram encaminhados aos Correios. Parte dos lotes já chegou às residências, acrescenta. Segundo a SEF, os vencimentos começam a partir do dia 23 deste mês. Porém, aqueles que não receberam o carnê tem outras alternativas para pagar em dia e obter o desconto.
Uma das possibilidades, informa a SEF, é acessar o site da Prefeitura de Sorocaba, www.sorocaba.sp.gov.br. No endereço, o contribuinte deve informar a inscrição imobiliária (número do cadastro do imóvel; por exemplo: 55.45.55.0055.01.5555), clicar em "pesquisar", selecionar uma opção entre pagamento à vista ou parcelado e emitir as guias. "Após a impressão, a guia poderá ser paga no banco até a data do vencimento", informa ainda.

Essa mesma opção vale também para os contribuintes do Imposto Sobre Serviços (ISS), taxas de fiscalização e funcionamento. De acordo com a Prefeitura, nestes casos basta digitar o número da inscrição municipal. "Em ambos os casos, as solicitações de segunda via dos carnês também podem ser solicitadas nas Casas do Cidadão, a partir do dia 16 de março", conclui a nota da SEF.

Calendário de vencimento

Foram emitidos 260 mil carnês do IPTU neste ano. Conforme o calendário da Prefeitura de Sorocaba, os primeiros bairros para onde os carnês foram remetidos são Centro, Vila Haro, Vila Hortência e Barcelona. Para essa região, a data de vencimento é 23 de março. Em seguida, é a vez de outra parte do Barcelona e do Centro, além da Vila Augusta e Vila Jardini. Os moradores desses bairros tem até o dia 24 de março para pagar o IPTU com desconto.

O dia 6 de março será a data limite para o recebimento dos carnês em outras ruas da Vila Jardini, incluindo, também, o Campolim, Jardim Nova Manchester e Wanel Ville. Os moradores desses bairros deverão pagar a primeira parcela ou fazer o pagamento à vista até o dia 25 do mesmo mês. Já os que moram em outra região do Wanel Ville e da Vila Nova Sorocaba receberão os carnês até o dia 9 de março e deverão pagar o imposto até o dia 26 do mesmo mês.

Na sequência, os residentes nos bairros Jardim Siriema, Parque das Laranjeiras e Jardim Renascer deverão pagar o IPTU até o dia 27 desse mês. Por fim, os moradores das regiões da Vila Santa Rita, Jardim Marco Antônio, Vila Santana, Vila Progresso, Jardim Santa Rosália, Éden, Cajuru, Brigadeiro Tobias e Aparecidinha, além das pessoas que moram fora de Sorocaba (mas possuem imóveis na cidade), devem acertar a primeira parcela ou pagar a parcela única até o dia 30 de março.

Prefeitura de Votorantim prorroga prazo de vencimento do IPTU

A Prefeitura de Votorantim prorrogou o prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), taxas de Coleta de Lixo e Poder de Polícia - 2015, previsto para o dia 27 de fevereiro. No Decreto nº 4848, assinado ontem, o prefeito Erinaldo Alves da Silva justifica a prorrogação até 10 de março de 2015,como necessária em virtude do atraso ocorrido na entrega dos carnês por motivos externos e excepcionais.

O documento autoriza as instituições bancárias a receberem sem juros, ou multas, até 10 de março, a parcela única, ou a primeira parcela das guias já emitidas com data de vencimento em 27 de fevereiro. O decreto informa, ainda, que a data de vencimento das parcelas seguintes permanecem inalteradas.

A SEF informa ainda caso o contribuinte tenha efetuado o pagamento ontem, com o acréscimo de multa, poderá pedir o reembolso junto ao setor de protocolo que fica no saguão da Prefeitura. Vale lembrar que mesmo com o decreto o pagamento deverá ser realizado somente nas agências da Caixa Federal e seus correspondentes. (Secom Votorantim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim