quarta-feira, 25 de março de 2015

Tarifas de ônibus estão 13,3% mais caras

Grupo São João justifica o índice de reajuste atual informando que em 2013 a tarifa não teve aumento - ADIVAL B. PINTO / ARQUIVO JCS (10/2/2014)

Jornal Cruzeiro do Sul
Sabrina Souza

O bilhete unitário, sem subsídio, que não dá direito à integração, passou de R$ 3 para R$ 3,40

As tarifas de ônibus das linhas municipais de Votorantim estão até 13,3% mais caras desde a última segunda-feira. Quem tem direito ao benefício do passe estudante ou passe cidadão vai enfrentar um reajuste menor porque também houve um acréscimo no subsídio oferecido pela Prefeitura para custear parte do serviço. O percentual do reajuste é maior do que a inflação acumulada no período, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 7,45% entre março de 2014, quando houve o último aumento nas tarifas da cidade, e fevereiro deste ano. A justificativa é a falta do reajuste anual em 2013, que foi adiada para o ano passado - quando o valor cheio passou de R$ 2,90 para R$ 3.
Na prática, o valor do bilhete unitário - tarifa sem subsídio que não dá direito à integração - passou de R$ 3 para R$ 3,40; já o valor do cartão comum, que permite a integração, passou de R$ 2,40 para R$ 2,60. Nessa categoria, a parcela custeada pelo poder público municipal passou de R$ 0,60 para R$ 0,80. Também tiveram reajustes o passe estudante, de R$ 1,50 para R$ 1,60 - com subsídio passando de R$ 0,05 para R$ 0,10 - e o vale-transporte, de R$ 3,10 para R$ 3,40.

Reajuste anual

Os novos preços referem-se ao reajuste anual, previsto no contrato da concessão do serviço do transporte coletivo municipal. O aumento foi autorizado por meio de um decreto assinado pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) e publicado na semana passada pelo Jornal do Município. Informa a Prefeitura de Votorantim que as tarifas são reajustadas de acordo com o respectivo pedido da operadora da concessão, mediante estudos com grupo de trabalho específico. A justificativa, de acordo com o decreto, foi a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro e ampliação da mobilidade urbana com a sustentabilidade do sistema.
Marcos Franco, diretor do Grupo São João, empresa que administra o transporte coletivo na cidade, ressalta que o valor reajustado neste mês se deve à desatualização dos aumentos anuais. "Nossa data-base é em agosto e em 2013 não houve reajuste, o que só aconteceu em fevereiro do ano passado", afirma. Já Erinaldo citou nesta terça-feira (24), em entrevista à Cruzeiro FM 92,3, a inflação e os sucessivos aumentos dos últimos meses como as principais causas do reajuste. "O percentual estabelecido foi previamente negociado. Nós também não gostaríamos que chegasse nesse ponto, mas a empresa tem suas justificativas diante da economia instável", disse. O prefeito destacou, ainda, a manutenção dos subsídios "para que a população não sofresse um ônus maior".
Para as modalidades de tarifas pagas por meio do cartão, o valor antigo por passagem seguirá valendo por até 40 dias (prazo contado a partir de segunda-feira) para os créditos adquiridos até véspera do aumento. Esses são os casos que permitem a integração, sistema que possibilita ao usuário se deslocar dentro do município (pegando dois ônibus do mesmo sentido, ou seja, duas idas ou duas voltas), em um espaço de até uma hora e meia, pagando apenas uma passagem.

Biometria facial

Todos os ônibus das linhas municipais e intermunicipais de Votorantim estão equipados, também desde segunda-feira, com um sistema de leitura da biometria facial para controle do uso de benefícios no transporte coletivo, tais como meia passagem para estudante e gratuidade para idosos e deficientes. De acordo com Marcos Franco, a estrutura é equipada com uma câmera junto às catracas, que fotografa o usuário no momento em que utiliza o cartão. "Com essas imagens, instantaneamente é feito o cruzamento de dados junto ao cadastro do passageiro para verificar se quem está usando o cartão é mesmo o titular", explica.
Em caso de uso indevido, estão previstas sanções que vão desde a orientação até a suspensão do benefício, inclusive com pedido judicial de ressarcimento à empresa. "O objetivo é a manutenção desses cartões apenas para quem tem direito a fim de não onerar aqueles passageiros que pagam a tarifa", finaliza.

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