quarta-feira, 29 de abril de 2015

A custo de R$ 3 mi ao ano, Iamspe contrata Evangélico

Jornal Cruzeiro do Sul
Sabrina Souza
 Convênio engloba consultas, exames e cirurgias para servidores estaduais



Depois de mais de um ano, os 25 mil servidores estaduais de Sorocaba conveniados ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) voltarão a contar com a assistência de um hospital da cidade. Um contrato com o Hospital Evangélico foi assinado ontem e vai possibilitar, a partir de 1º de junho, o acesso a consultas, exames e cirurgias, incluindo três especialidades (cardiovascular, ginecologia e urologia). O custo será de R$ 3 milhões por ano. O chefe de gabinete do Iamspe, Roberto Baviera, informou que o credenciamento de outro hospital de Sorocaba - dessa vez com a disponibilização de Pronto-Socorro - deve ser finalizado em breve, mas que os detalhes ainda estão sendo acertados. Por enquanto, o atendimento de urgência e emergência aos conveniados no município continua a ser feito exclusivamente pela Climeso Clínicas Médicas - cuja capacidade é considerada insuficiente por servidores para a atual demanda.




Além o Evangélico, o Iamspe fechou recentemente convênio com outros dois hospitais da região: o São Camilo de Itu e de Salto. O diretor do Departamento de Convênios do Iamspe (Decam), Márcio Cidade Gomes, destaca que também foi ampliado o atendimento com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), que além das consultas e procedimentos oftalmológicos passou a oferecer cirurgia nessa especialidade. O contrato com o Hospital Evangélico vai valer por um ano, com possibilidade de renovação em até cinco anos e de aditamentos. Marcelo Burattini é superintendente da unidade e estima que, com o novo convênio, serão realizadas no local mais 50 cirurgias, 300 ultrassons, 200 mamografias e de 100 a 300 tomografias por mês. Desde o início do ano o Evangélico deixou de atender por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, Burattini acredita que a demanda será ajustada "sem prejuízo aos demais conveniados".

Com o novo contrato, os pacientes atendidos no Pronto-Socorro que precisarem de internação serão transferidos para o Evangélico e não mais para São Paulo, como vinha acontecendo desde janeiro de 2014, quando o convênio com a Santa Casa de Sorocaba foi interrompido depois que a unidade foi requerida pela Prefeitura. Um novo processo de credenciamento foi realizado, mas apenas o Hospital Samaritano e a Climeso Clínicas Médicas se habilitaram. O Samaritano atendeu por cerca de dois meses, entre final de abril e começo de julho de 2014, encerrando o contrato alegando motivos administrativos. De julho até meados de janeiro, quando foi firmado contrato com a Santa Casa de Votorantim, os usuários ficaram sem hospital credenciado na região. Roberto Baviera reconheceu a demora na negociação com os hospitais, mas enfatizou que as dificuldades não são exclusivas do Iamspe. "A parceria com o Evangélico, por exemplo, era buscada há dois anos", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim