terça-feira, 5 de maio de 2015

Sábado é “Dia D” da vacinação contra a gripe

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Votorantim estarão abertas no sábado para o Dia "D" da vacinação contra a gripe. A Secretaria de Saúde informa ainda que um posto será montado na Praça de Eventos "Lecy de Campos". A Campanha de Vacinação teve início nesta segunda-feira (04) e dezenas de pessoas estão comparecendo diariamente às unidades para receber a dose.

Mais de 49 milhões de pessoas devem ser imunizadas no país. Para garantir a proteção antes do início do inverno, é fundamental realizar a imunização no período da campanha, que segue até o dia 22 de maio.

A população-alvo neste ano no município é de 26.477 pessoas e a meta é vacinar 85%. A recomendação da vacina é para idosos a partir dos 60 anos, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias) e profissionais de saúde. De acordo com a secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, receber a vacina neste momento garante a proteção contra a doença nos meses de inverno. Ela destaca ainda a importância das grávidas procurem a unidade para receber a dose.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Também estão sendo vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

Durante todo o período da campanha, haverá postos fixos de vacinação de segunda a sexta-feira em doze Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h e na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), localizada na Rua Antônio Fernandes, n° 50, no Centro e que funciona das 8h às 16h.

A aposentada Vera Rosimere Lopes de Moura, 64 anos, fez questão de comparecer logo no segundo dia da campanha para garantir a dose. "Faz quatro anos que tomo a vacina e para mim tem sido muito bom", comenta. Ele disse ainda que no início tinha um pouco de receio, mas depois viu que era eficaz e agora procura tomar sempre. A aposentada, bem como dezenas de pessoas compareceram nesta terça-feira, na UBS do Parque Bela Vista.

"Dia D" - No sábado, dia 9, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Cristal se junta às doze UBSs que abrirão das 8h às 17h para a vacinação. Haverá, ainda, um posto instalado na Praça de Eventos "Lecy de Campos" para atender as pessoas que tiverem dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante a semana. O horário de atendimento na praça será das 8h às 12h.

Prevenção - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim