sábado, 9 de maio de 2015

Vacinação contra gripe tem hoje o Dia D

  Jornal Cruzeiro do Sul

 Imunização do público-alvo ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde e também em postos volantes

Campanha começou no dia 4 e prossegue até o dia 22 deste mês - EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (26/4/2014)
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba e de vários municípios da região abrirão normalmente hoje para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Dia D em Sorocaba também contará com postos volantes na praça Coronel Fernando Prestes e na Casa do Menor. Durante o período da manhã, em Votorantim, haverá um posto na praça de eventos Lecy de Campos. A cidade de São Roque, que havia começado a campanha com 3.500 doses, deve trabalhar neste Dia D com mais 5.250 doses liberadas ontem pela Secretaria de Saúde do Estado. A estratégia é imunizar o público-alvo antes da chegada do inverno, quando as condições climáticas favorecem a proliferação dos diferentes tipos de vírus da gripe.



Podem receber a dose gratuitamente os bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), portadores de doenças crônicas, indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, além dos profissionais da área de saúde. A vacina trivalente protege contra a gripe causada pelo Influenza A/ H1N1, A/H3N2 e B. Em Sorocaba, as 31 UBSs funcionarão das 8h às 17h; das 8h às 15h os postos volantes na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro; e na Casa do Menor das 15h30 às 16h30. Em Sorocaba, a população total estimada para a campanha contra a gripe deste ano é formada por 164.453 pessoas.

A campanha teve início no dia 4 de maio e prossegue até dia 22 de maio, com meta de vacinar 41 mil pessoas (25% do público-alvo) na primeira semana, incluindo o Dia D. Durante essa mobilização os idosos hospitalizados ou residentes em instituições como asilos, pessoas diagnosticadas com doenças crônicas (cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepáticas e hemoglobinopatias) e imunodeprimidos (transplantados, com neoplasias e infectados pelo HIV) receberão doses da vacina pneumocócica 23-valente, que previne doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada). A vacina contra a difteria e tétano também estará disponível nos postos.

Paralela à vacinação contra a gripe, Sorocaba promove a campanha de prevenção ao câncer bucal. A ação tem por objetivo divulgar e conscientizar a população em relação à doença, alertando sobre os principais fatores de risco, que incluem o tabagismo, uso crônico de álcool, exposição ao sol sem protetor solar, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas. Há, ainda, esclarecimentos sobre a importância do autoexame de boca para a detecção precoce de agravos.

Postos abertos


Neste Dia D, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Cristal de Votorantim junta-se às 12 UBSs do município. Todas abrirão das 8h às 17h. Haverá também um posto na praça de eventos Lecy de Campos, das 8h às 12h. Já, durante a semana, as unidades de saúde funcionam das 8h às 17h; e das 8h às 16h a sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), localizada na rua Antônio Fernandes, 50, no Centro. Em São Roque, a meta é imunizar 19.790 pessoas durante a campanha. Por enquanto, a cidade recebeu 8.750 doses, sendo entregues 3.500 no início da semana, e outras 5.250 foram retiradas ontem, pela equipe da Prefeitura. Hoje, os postos de São Roque funcionam das 8h às 16h.

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, a distribuição das doses da vacina contra Influenza está sendo feita em lotes, conforme programação técnica. Já foram entregues para a região de Sorocaba mais de 50% das doses necessárias, que seria suficiente para os primeiros dias da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim