sexta-feira, 26 de junho de 2015

Arlindo Cruz e Samba Livre apresentam-se neste sábado (27) na Festa Junina de Votorantim

O penúltimo dia da 100ª Festa Junina de Votorantim terá duas atrações de destaque nacional no gênero de samba e pagode. Às 21h, o grupo Samba Livre entra no palco e, logo depois, às 22h, será a vez de Arlindo Cruz encantar o público. O recinto da festa será aberto ao público às 19h e, para assistir aos dois shows, o ingresso custa R$ 10. O show acontece na Praça de Eventos "Lecy de Campos" e tem a coordenação e organização da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas). A classificação para ambas apresentações é de 16 anos, e menores dessa idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
A compra de ingressos pode ser feita na sede da Comas, das 9h às 16h, que fica na rua Moacir Oseias Guitte, nº 51, ao lado da praça. A tradicional festividade segue até este domingo, que funcionará das 12h às 00h. Caso não tenha adquirido o ingresso do show, será necessário pagar R$ 3 para acessar o parque de diversões e barracas típicas. A Comas informa que no domingo o horário de funcionamento das barracas varia de acordo com a entidade.
Arlindo Cruz é descendente de uma linhagem musical que está nas origens do samba na Casa da Tia Ciata com Donga, Pixinguinha e Joāo da Baiana, passando pelas rodas de samba promovidas por Candeia, chegando aos pagodes no Cacique de Ramos e o grupo Fundo de Quintal.
Exímio nas cordas dedilhadas, sobretudo cavaquinho e banjo, Arlindo, se não fosse compositor e cantor, poderia viver dos instrumentos. Ao completar 15 anos foi estudar em Barbacena (MG), na escola preparatória de Cadetes do Ar. Mas não abandonou a música, pois cantava no coral da escola.
Quando deixou a aeronáutica, passou a frequentar a roda de samba do Cacique de Ramos, que já revelava novos talentos. Ia todas as quartas-feiras, curtir e aprender ao lado de Jorge Aragão, Beth Carvalho, Beto sem Braço, Ubirani e Almir Guineto.

Com a saída de Jorge Aragão do Fundo de Quintal, Arlindo Cruz foi convidado a participar do grupo. Foram, então, 12 anos de dedicação e sucesso. Nesse período, gravou com quase todos artistas do pagode e deu as músicas mais lindas ao FDQ: "Seja sambista também", "Só Pra Contrariar", "Castelo Cera, "O Mapa da Mina", "Primeira-dama".
Arlindo Cruz tem mais de 550 músicas gravadas por diversos artistas e é considerado o responsável pela proliferação do banjo no samba. Arlindo Cruz saiu do Fundo de Quintal em 1993 e começou um carreira solo, logo depois fez parceria com Sombrinha.
Em 2011, lançou o CD "Batuques e Romances e, em 2012, gravou o CD e DVD ao vivo "Batuques do Meu Lugar", com músicas inéditas e participações muito especiais, como: Alcione, Caetano Veloso, Zeca Pagodidinho, entre outros.

SAMBA LIVRE

Natural de Sorocaba, o grupo de samba e pagode Samba Livre nasceu em 2008. Formado por Samuca (vocais), Wender (cavaquinho), Fernando Carvalho (pandeiro), Fernando Paixão (percussão) e Wesklen (violão), a banda, a cada dia, vem se destacando no mercado do show business. Os cinco integrantes são amigos há 15 anos e se conheceram na noite paulista, durante apresentações em bares e eventos. Na época, cada um fazia parte de um grupo, mas como compartilhavam dos mesmos ideais resolveram se unir e criar o Samba Livre.

Em 2009 realizaram o primeiro projeto e gravaram, em Sorocaba, o CD e DVD ''Astral''. Nesse trabalho independente foram responsáveis por todas as etapas de produção, desde a seleção do repertório até a escolha do som, luz e cenário. A repercussão foi excelente e o Samba Livre foi sucesso de mídia de público não somente no Brasil, como também em Portugal.
O segundo CD ''Tudo Nosso'', lançado pela Som Livre, foi gravado em 2011, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A música que dá título ao disco fez parte da trilha sonora da novela ''Cheias de Charme''. Eles registraram o feito de ser o primeiro grupo sem gravadora a emplacar uma canção em uma novela global.
Com mais de 6 milhões de visualizações no canal oficial do Youtube, o Samba Livre, que já cantou com grandes nomes da música como Zeca Pagodinho, Péricles, Thiaguinho, Sorriso Maroto e Fundo de Quintal, orgulha-se de colher os frutos de um trabalho feito com muita dedicação e profissionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim