segunda-feira, 1 de junho de 2015

Explosões de caixas automáticos crescem 14% em Sorocaba, diz PM

 Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Somente este ano, 16 ocorrências do tipo já foram registradas na cidade.
Comerciantes temem abrigar as máquinas e acabar se tornando alvo.


Ataques a caixas automáticos são frequentes na região de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV Tem)


O número de ataques a caixas automáticos em Sorocaba (SP) cresceu 14% nos cinco primeiros meses de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Até maio deste ano, foram registradas 16 ocorrências do tipo, contra 14 em 2014. Os dados foram divulgados pela Polícia Militar.

O último caso foi na madrugada desta segunda-feira (1°), quando criminosos tentaram arrombar uma máquina na Vila Helena com ferramentas, sem sucesso. E essa foi apenas mais uma entre as inúmeras ocorrências registradas na região.

Há uma semana, outro caixa foi atacado em Araçoiaba da Serra (SP). O equipamento ficava em uma agência bancária na principal avenida da cidade, onde estão instalados também a delegacia e um posto policial. Durante a ação, eles atiraram contra a base da polícia e deixaram a população em pânico. "Está todo mundo sem segurança nenhuma. Está complicado viver aqui", diz a auxiliar de produção Eliane Ciqueira.

Já em Votorantim (SP), o alvo foi o Aquário Cultura. Em abril, criminosos usaram explosivos para retirar o dinheiro do caixa que ficava dentro do espaço. Os vidros foram colocados há uma semana, e o local, que ficou sem funcionar durante um mês, abriu as portas recentemente, mas o caixa não vai voltar a funcionar por medidas de segurança.

"O prejuízo acontece devido à não vigilância e à impossibilidade de ter uma vigilância constante, então, o melhor é não termos esse caixa eletrônico para que evitemos problemas maiores", explica o secretário de mobilidade urbana e guarda patrimonial, Milton Moreira.

E não são apenas as agências bancárias que tem prejuízos com as explosões. Um caixa automático que fica dentro de uma galeria, em Sorocaba, também foi destruído por criminosos. Os responsáveis pelo local resolveram retirar a máquina para evitar novos ataques.

Segundo o síndico do local, que preferiu não ser identificado, o serviço prestado pelo equipamento não compensa o risco. "A insegurança é muito grande. A cada dia que passa, a gente fica com mais medo dessas ações desses bandidos, então, a gente decidiu não trazer mais essa insegurança para o condomínio e para os nossos clientes", afirma o homem.

Em 2012, um grupo rendeu funcionários de um posto de combustíveis e explodiu o equipamento que havia no local. Após o assalto, o gerente, Luiz Felipe Diebe, decidiu continuar oferecendo o serviço aos clientes, mas de uma forma mais segura. Agora, o caixa tem um dispositivo que queima o dinheiro em caso de ataque. "Fica marcado, não tem como, porque eles são ousados, mas, pelo comércio, a gente precisa. E, além do nosso comércio, nossos funcionários e outras atividades aqui perto utilizam também", diz Diebe.


Assista:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/06/explosoes-de-caixas-automaticos-crescem-14-em-sorocaba-diz-pm.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim