segunda-feira, 29 de junho de 2015

Sofia se recupera e deve receber alta nesta semana

Ipanema online


A bebê Sofia Gonçalves Lacerda, de um ano e seis meses deve receber alta, na próxima terça-feira (30). A informação foi postada na página do Facebook - “Ajude Sofia” e confirmada pela mãe da criança, Patrícia Lacerda.

A criança passou por uma cirurgia de transplante de vários órgãos e segue internada no Jackson Memorial Medical, em Miami, nos Estados Unidos. A bebê já se alimenta pela boca com fórmulas lácteas e papinhas de legumes e frutas. Mas, esses tipos de alimentos são dados em pequenas quantidades para que ela se acostume.

Patrícia explica que a criança ainda recebe alimentação colocada diretamente no aparelho digestivo. “Para que ela se mantenha saudável é preciso que seja feito esse tipo de alimentação, mas será por pouco tempo”, explica Patrícia. A criança segue ainda em recuperação de uma cirurgia de colostomia (bolsa externa ligada ao intestino para facilitar a eliminação das fezes). Mesmo recebendo alta, a criança vai continuar em recuperação, no Estados Unidos, ainda não há previsão para voltar para o Brasil.

O caso

Sofia nasceu em 24 de dezembro de 2013 e permaneceu internada no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). Lá, a menina recebeu atendimento e a família teve a confirmação de que ela era portadora da Síndrome de Berdon.

Para sobreviver, Sofia necessitava de um transplante multivisceral, que inclui estômago, fígado, pâncreas e intestinos. Ela está internada no Jackson Memorial desde 3 julho do ano passado, quando chegou aos Estados Unidos, depois que uma decisão judicial determinou que o SUS (Sistema Único de Saúde) bancasse o custo do procedimento, que é de US$ 1,2 milhão.

Antes de conseguir o doador, um norte-americano do estado da Flórida, Sofia já havia passado por três cirurgias no Brasil para amenizar o problema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim