sexta-feira, 31 de julho de 2015

GCMs da Região Metropolitana de Sorocaba participam de palestra com Promotores Públicos

Representantes das Guardas Civis de Sorocaba e dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) participaram nesta semana de uma palestra-debate com o Promotor de Justiça, José Júlio Lozano Junior, que participou do evento acompanhado do também promotor, Sidney César Ribeiro Sidow. A atividade, realizada no auditório do andar térreo da Prefeitura, fez parte das ações da GCM local de manter a integração com as demais forças de segurança.

O palestrante convidado, Júlio Lozano, falou sobre a estrutura do Ministério Público, suas atribuições constitucionais e a integração da instituição com as forças de segurança, reforçando sempre a importância da contribuição das Guardas Civis na proteção comunitária do cidadão. Lozano Júnior também destacou o novo Estatuto Geral das Guardas Municipais, que estabelece às corporações atribuições de policia preventiva; a boa formação dos agentes, abordando ainda o aumento dos dados estatísticos referentes às prisões em flagrante delito, decorrentes do patrulhamento preventivo e da credibilidade que a população depositada nas corporações ao oferecer sempre denuncias que levam os guardas a obter êxito nas ações.

Cerca de cem Guardas Civis Municipais participaram da palestra-debate: comandantes, subcomandantes e inspetores das Guardas Civis de municípios como Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tietê, Tatuí, Iperó, Cerquilho, Laranjal Paulista, Votorantim, Araçariguama e Mairinque. Também participaram alunos do primeiro Curso de Oficiais Inspetores com Especialização em Gestão de Guarda Civil, alunos do Curso de Formação de Guardas Civis de Sorocaba e Iperó, além do Corpo de Graduados e Oficiais da GCM de Sorocaba.

 

Curso de Oficiais Inspetores

O primeiro Curso de Oficiais Inspetores de Guarda Civil teve início no último dia 3 de Março, visando atender as diretrizes do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal 13.022/2014) e com o objetivo de estabelecer uma padronização na formação de Oficiais Inspetores pertencentes à carreira de guarda civil, capacitando-os para comandar e apoiar seus subordinados no exercício de suas respectivas funções.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, Benedito Zanin, o curso prepara os GCMs a chefiar ou coordenar equipes administrativas e operacionais, os especializando na administração de Guardas Civis Municipais, em chefia e liderança junto ao efetivo, no planejamento estratégico das ações integradas e operacionais, bem como na pesquisa para o aprimoramento da corporação.

Com 320 horas/aulas previstas no período de um ano, além das disciplinas pertencentes à grade curricular, o curso ainda oferece palestras - uma vez ao mês – sobre temas envolvendo áreas como Poder Judiciário, Ministério Público, Forças Armadas, Polícia Técnico-Científica, dentre outros.

Secom Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim