Eric Mantuan
Alfredo Metidieri durante entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul - Luiz Setti/Arquivo JCS (02/10/2006)
Morreu na tarde desta segunda-feira (17), em sua casa, aos
96 anos, o comendador Alfredo Metidieri - ex-presidente da Federação Paulista
de Futebol (FPF), ex-presidente do São Bento e industrial de Votorantim. A
causa da morte e o local do velório ainda não foram informados pela família.
Ele vivia em Sorocaba, no bairro de Santa Rosália.
Alfredo foi o primeiro diretor de um clube do interior a
alcançar o cargo máximo da Federação Paulista, em 1976, através de uma aliança
dos times considerados "pequenos" -- América (São José do Rio Preto),
Botafogo e Comercial (Ribeirão Preto), Ferroviária (Araraquara), Guarani
(Campinas), Juventus (capital), Marília, Noroeste (Bauru), Paulista (Jundiaí),
Ponte Preta (Campinas), Portuguesa Santista (Santos), São Bento (Sorocaba) e XV
de Novembro (Piracicaba). Concorrendo contra Nabi Abi Chedid, Metidieri ainda
obteve o apoio de Palmeiras, São Paulo e Santos e venceu por 19 votos a 3.
Não conseguiu a reeleição em 1978, apesar de ter elevado a
média de público do Paulistão e criado uma nova fórmula de disputa. Desgostoso
com o futebol, ainda retornou à presidência do São Bento -- clube do qual foi
conselheiro por 35 anos e presidente por outros 15 -- substituindo Edson de
Paula Gasbarro, até transmitir o comando para um grupo de empresários (Benedito
Pagliato, Flávio Chaves e Luiz Ramires), em 1980.
Posteriormente, vendeu a Indústria Têxtil Metidieri --
empresa que fundou em Votorantim e chegou a ter 1350 funcionários -- para um
grupo do Nordeste. O estádio municipal da cidade leva o nome de seu pai:
Domênico Paolo Metidieri.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.