terça-feira, 18 de agosto de 2015

Comendador Alfredo Metidieri falece aos 96 em Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul
Eric Mantuan

Faleceu na tarde desta segunda-feira (17), em sua casa, aos 96 anos, o comendador Alfredo Metidieri - ex-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), ex-presidente do São Bento e industrial de Votorantim. A causa da morte não foi informada. O velório terá início às 22h30 na Ofebas e a cerimônia de cremação ocorrerá terça-feira (18), às 13h, no cemitério Memorial Park. Ele vivia em Sorocaba, no bairro de Santa Rosália.

Tanto a Prefeitura de Sorocaba quanto a Federação Paulista de Futebol (FPF) decretaram três dias de luto pela morte de Alfredo Metidieri. A informação foi confirmada por ambas as assessorias de imprensa.

Alfredo foi o primeiro diretor de um clube do interior a alcançar o cargo máximo da Federação Paulista, em 1976, através de uma aliança dos times considerados "pequenos" -- América (São José do Rio Preto), Botafogo e Comercial (Ribeirão Preto), Ferroviária (Araraquara), Guarani (Campinas), Juventus (capital), Marília, Noroeste (Bauru), Paulista (Jundiaí), Ponte Preta (Campinas), Portuguesa Santista (Santos), São Bento (Sorocaba) e XV de Novembro (Piracicaba). Concorrendo contra Nabi Abi Chedid, Metidieri ainda obteve o apoio de Palmeiras, São Paulo e Santos e venceu por 19 votos a 3.

Não conseguiu a reeleição em 1978, apesar de ter elevado a média de público do Paulistão e criado uma nova fórmula de disputa. Desgostoso com o futebol, ainda retornou à presidência do São Bento -- clube do qual foi conselheiro por 35 anos e presidente por outros 15 -- substituindo Edson de Paula Gasbarro, até transmitir o comando para um grupo de empresários (Benedito Pagliato, Flávio Chaves e Luiz Ramires), em 1980.

Posteriormente, vendeu a Indústria Têxtil Metidieri -- empresa que fundou em Votorantim e chegou a ter 1350 funcionários -- para um grupo do Nordeste. O estádio municipal da cidade leva o nome de seu pai: Domênico Paolo Metidieri.

No vídeo abaixo, Alfredo Metidieri, então presidente da FPF, entrega o troféu de campeão ao Botafogo da Taça Cidade de São Paulo em 1977.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim