Presidente da Câmara, vereador Eric Romero recebeu após a sessão plenária desta terça-feira (18), a visita de cortesia do Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim.
No encontro, diversos temas foram abordados, dentre eles, os trabalhos e os projetos desenvolvidos em todo o Estado de São Paulo, como, por exemplo, o combate ao desperdício de alimentação, o estímulo às pesquisas, aos processos e às tecnologias que contribuam para o aproveitamento nutricional dos alimentos e o incentivo e desenvolvimento em segurança alimentar.
Também foram mencionados sobre as constantes melhorias que devem ocorrer, principalmente em relação à logística dos alimentos no Estado de São Paulo que incluem desde a extração da matéria prima até o consumidor final, como os processos de produção, beneficiamento, transporte, distribuição, armazenamento, comercialização, exportação, importação ou transformação industrial.
Arnaldo Jardim citou sobre um de seus projetos de lei de 2014, direcionado à criação da Política Nacional de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos (PEFSA) que de acordo com ele, o objetivo é que resultado do consumo humano seja de forma justa e solidária.
"Esta Lei foi apresentada em virtude da Campanha Mundial de 2013, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contra a fome, a pobreza e as desigualdades. A intenção é estabelecer cada vez mais mecanismos para evitar desperdícios em toda a cadeia produtiva de alimentos, que os levam a deixar de cumprir a função social de nutrir a população", relatou Jardim.
Jardim também apontou como instrumentos para cumprir os objetivos da Lei: os incentivos econômicos; a criação de um cadastro nacional de boas práticas de manejo, processamento e conservação de alimentos; e a certificação dos envolvidos na cadeia produtiva de alimentos quanto ao cumprimento da função social dos alimentos.
O secretário ainda mencionou que a Lei prevê a criação de centros de pesquisa dedicados ao desenvolvimento de tecnologias, métodos e processos relacionados ao beneficiamento, ao processamento, ao enriquecimento nutricional, à garantia da qualidade, à segurança e à conservação dos alimentos, bem como, a capacitação contínua dos profissionais que atuam em processos, métodos e tecnologias voltados para a garantia da função social dos alimentos.
Na oportunidade, o Presidente do Legislativo, Eric Romero citou que a cidade de Votorantim é prestigiada em receber suas visitas frequentes, nas quais demonstram o respeito, o carinho e a forte união com a cidade, desde quando Arnaldo Jardim era Deputado Federal e destinou recursos públicos para o município.
"Estamos felizes em recebê-lo e essas informações de seus planos de ações, com certeza contribuem para o esclarecimento e a conscientização, a fim de que todos estejam engajados em relação à necessidade de erradicação da fome, de destinação adequada de alimentos e de evitar o desperdício no uso dos recursos naturais empregados na produção de alimentos", acrescentou Romero.
Ao final, Jardim destacou que esse tema é de grande relevância, pois no Brasil, o desperdício de capital, mão de obra, insumos e recursos naturais associados à produção de alimentos alcançam a margem de 64%, ao mesmo tempo, cerca de 26 milhões de pessoas se encontram em situação de insegurança alimentar em graus moderado e severo.
No encontro, diversos temas foram abordados, dentre eles, os trabalhos e os projetos desenvolvidos em todo o Estado de São Paulo, como, por exemplo, o combate ao desperdício de alimentação, o estímulo às pesquisas, aos processos e às tecnologias que contribuam para o aproveitamento nutricional dos alimentos e o incentivo e desenvolvimento em segurança alimentar.
Também foram mencionados sobre as constantes melhorias que devem ocorrer, principalmente em relação à logística dos alimentos no Estado de São Paulo que incluem desde a extração da matéria prima até o consumidor final, como os processos de produção, beneficiamento, transporte, distribuição, armazenamento, comercialização, exportação, importação ou transformação industrial.
Arnaldo Jardim citou sobre um de seus projetos de lei de 2014, direcionado à criação da Política Nacional de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos (PEFSA) que de acordo com ele, o objetivo é que resultado do consumo humano seja de forma justa e solidária.
"Esta Lei foi apresentada em virtude da Campanha Mundial de 2013, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contra a fome, a pobreza e as desigualdades. A intenção é estabelecer cada vez mais mecanismos para evitar desperdícios em toda a cadeia produtiva de alimentos, que os levam a deixar de cumprir a função social de nutrir a população", relatou Jardim.
Jardim também apontou como instrumentos para cumprir os objetivos da Lei: os incentivos econômicos; a criação de um cadastro nacional de boas práticas de manejo, processamento e conservação de alimentos; e a certificação dos envolvidos na cadeia produtiva de alimentos quanto ao cumprimento da função social dos alimentos.
O secretário ainda mencionou que a Lei prevê a criação de centros de pesquisa dedicados ao desenvolvimento de tecnologias, métodos e processos relacionados ao beneficiamento, ao processamento, ao enriquecimento nutricional, à garantia da qualidade, à segurança e à conservação dos alimentos, bem como, a capacitação contínua dos profissionais que atuam em processos, métodos e tecnologias voltados para a garantia da função social dos alimentos.
Na oportunidade, o Presidente do Legislativo, Eric Romero citou que a cidade de Votorantim é prestigiada em receber suas visitas frequentes, nas quais demonstram o respeito, o carinho e a forte união com a cidade, desde quando Arnaldo Jardim era Deputado Federal e destinou recursos públicos para o município.
"Estamos felizes em recebê-lo e essas informações de seus planos de ações, com certeza contribuem para o esclarecimento e a conscientização, a fim de que todos estejam engajados em relação à necessidade de erradicação da fome, de destinação adequada de alimentos e de evitar o desperdício no uso dos recursos naturais empregados na produção de alimentos", acrescentou Romero.
Ao final, Jardim destacou que esse tema é de grande relevância, pois no Brasil, o desperdício de capital, mão de obra, insumos e recursos naturais associados à produção de alimentos alcançam a margem de 64%, ao mesmo tempo, cerca de 26 milhões de pessoas se encontram em situação de insegurança alimentar em graus moderado e severo.
Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim
Câmara de Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.