quinta-feira, 3 de setembro de 2015

350 alunos participam de construção de casinha de brinquedo de pau-a-pique


Cerca de 350 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) "Helena Pereira de Moraes", o Parcão, participaram, nos períodos da manhã e tarde desta terça (1º), de uma atividade divertida e sustentável com a utilização de terra e barro para construção de uma casinha de brinquedo feita de pau-a-pique. Esta ação faz parte do Programa Escola Sustentável, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com a de Secretaria de Educação (Seed), e para esta ação teve o auxílio da Fibria Celulose parceira do programa. A estrutura das paredes com o barro foi finalizada nesta quarta (2).

Na atividade, os alunos (com a autorização dos pais) pisaram na terra enquanto ela era molhada. Tudo sempre com a supervisão e o auxílio de professores e de funcionários da Fibria. Com isso, os estudantes puderam perceber como é construir algo de forma ecológica e alegre, além de poder entender todo o processo para que seja feita uma estrutura de pau-a-pique, técnica muito utilizada no período colonial e ainda frequente em zonas rurais, principalmente do nordeste brasileiro.

O diretor de planejamento e educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Naccarati, frisa que, no ano passado, o programa Escola Sustentável também possibilitou, na mesma escola, a construção da "horta mandala", que, hoje, já produz alimentos orgânicos. Durante esta atividade, alguns pais de alunos também se envolveram e evidenciaram o enorme potencial da união dos esforços para atingir e valorizar ainda mais os objetivos do programa.

"Além disso, para que os próprios locais de ensino sirvam como ecopontos de resíduos e auxiliem os serviços de gerenciamento de resíduos na cidade, a Sema disponibilizou às escolas inscritas no programa, com apoio da Prefeitura e outras parcerias, coletores de materiais recicláveis, coletores de óleo, de pilhas e baterias e composteiras para a produção de adubo com os restos de matéria orgânica produzidos nas escolas", destacou o diretor.

De acordo com a coordenadora da escola, Daniela Silvério, as crianças ficaram muito curiosas com essa construção antes mesmo de ela começar. "Os alunos do 5º construíram até uma maquete de argila da casinha de pau-a-pique que ainda seria construída. A utilização recreacional da obra no parquinho se dará pelos alunos do ensino infantil, ou seja, ganharam um novo brinquedo educacional e ecológico", disse.


Uma das parceiras do Programa Escola Sustentável é a Fibria Celulose, que realizou a atividade de bioconstrução. De acordo com o consultor da Fibria Samuel Protetti a empresa trabalha neste ano em ações pedagógicas com a temática de solo como material construtivo. E, então, nesta quarta (2), após a ajuda dos alunos para fazer o barro, os funcionários da empresa montaram as paredes com o pau-a-pique, com a estrutura de bambu e madeira já prontas para realizar o preenchimento da casinha.

Embora este tipo de construção seja associado com a doença de chagas, quando a parede é construída de forma adequada, com base de pedra afastando-a do solo, como foi feito na escola, e devidamente rebocada e coberta, não há o perigo da instalação do barbeiro nas paredes.

O programa


As escolas municipais inscritas no Programa Escola Sustentável, que foi criado em 2014 pela Sema de Votorantim, passaram a receber em junho deste ano as etapas de capacitação dos professores sobre os temas abordados no projeto. No ciclo de 2015, as escolas inscritas no programa são: EMEIEF Helena Pereira de Moraes; Izabel Fernandes Pedroso; Profa. Célia Pieroni; Maria Helena de Moraes Scripillitti; EMEF Sueli da Silva Paula e Prof. Oscar Bento Mariano.

Os 10 temas trabalhados no programa Escola Sustentável são: educação sanitária; resíduos sólidos; biodiversidade; arborização; educação ambiental; escola sustentável; água; qualidade do ar e estrutura ambiental.

Por meio das assinaturas do edital de chamamento público lançado neste ano, as parcerias firmadas para o Programa Escola Sustentável permitem maior efetivação dos objetivos pretendidos, além de possibilitarem o repasse de conhecimentos e orientações diferenciados às escolas. As parcerias são: Votorantim Cimentos S/A; Fibria Celulose; Concessionária Águas de Votorantim; ONG Pé de Planta; Poiato Recicla, Gás Natural Fenosa e Controlflex Ltda.
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim