quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Alunos ganham horta móvel e aprendem a cultivar hortaliças e plantas medicinais

Três caixotes de madeira adaptados como horta móvel prometem mudar a rotina dos alunos da escola municipal "Profa Célia Pieroni", no Jardim Itapeva. A ação faz parte do Programa "Escola Sustentável", realizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Educação (Seed), em parceria com a Fibria Celulose.

De acordo com o consultor da Fibria, Samuel Protetti, a empresa trabalha neste ano em ações pedagógicas com a temática de solo como material construtivo. Como a unidade escolar participa do programa, ela escolheu a implantação da horta móvel. Protetti explica que este tipo de horta vai permitir que esteja sempre próxima aos alunos. A montagem dos caixotes, com a utilização de palhetes reaproveitados ocorreu na própria unidade e foi acompanhada durante o dia pelos alunos da escola que se mostraram muito curiosos.

Aos poucos os caixotes foram tomando forma e no final da tarde estavam prontos. Nesse momento o processo passou a contar com a participação dos alunos do 1º ano. Com a orientação da equipe de Protetti e professores, os alunos colocaram a terra já tratada nos caixotes e em seguida plantaram as mudas de hortaliças e plantas medicinais, entre eles alface, cebolinha e hortelã.

Nesta quarta-feira (30), as hortas foram colocadas no pátio da unidade e estarão protegidas do sol forte e da chuva. A diretora da unidade, Rosemeire Baptista Cepellos, disse que todos os alunos da escola, que atende 1ª e 2ª fase do Infantil e 1º e 2º ano do Fundamental, participam do programa. "Essa ação é de fundamental importância para os alunos e assim todos querem participar e aprender", comenta. Ela disse ainda que a meta agora é de que todos participem do processo de desenvolvimento das plantas até a colheita. Numa próxima etapa os alunos farão a horta vertical, com a utilização de garrafas pets.

A coordenadora pedagógica, Viviane das Graças dos Santos Gonçalves, informou que também nesta semana os alunos do 2º ano, com o auxílio da Sema, promoveram o plantio de seis mudas de ipê amarelo na escola. "Percebemos que o programa tem sido fundamental e está despertando a conscientização de nossos alunos no que se refere a proteção ao meio ambiente", conclui.


Escola Sustentável - O Programa Escola Sustentável foi criado em 2014 pela Sema de Votorantim. Os 10 temas trabalhados no programa são: educação sanitária; resíduos sólidos; biodiversidade; arborização; educação ambiental; escola sustentável; água; qualidade do ar e estrutura ambiental.

Por meio das assinaturas do edital de chamamento público lançado neste ano, as parcerias firmadas para o Programa Escola Sustentável permitem maior efetivação dos objetivos pretendidos, além de possibilitarem o repasse de conhecimentos e orientações diferenciadas às escolas. As parcerias são: Votorantim Cimentos S/A; Fibria Celulose; Concessionária Águas de Votorantim; ONG Pé de Planta; Poiato Recicla e Controlflex Ltda. Para o diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Sema, Ricardo Naccarati, as atividades tem proporcionado interatividades entre os alunos, professores e até os pais de alunos.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim