quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Aumento da mendicância


Medo e insegurança, é o que sentem os moradores da região central da cidade, principalmente,  nas proximidades do Terminal Rodoviário Urbano João Souto, no Bairro da Chave e na Praça "Dr. José Ermírio de Moraes".

Os locais mencionados sofrem um constante aumento da mendicância, é o que observou o vereador Joãozinho Queiroz (PT) em seu requerimento. Segundo ele, a situação é perceptível e, além disso, também já recebeu muitas queixas sobre as "pessoas desocupadas" que permanecem durante o dia todo, no caminho que interliga o terminal de ônibus ao Bairro da Chave. Segundo comentários de alguns munícipes, muitos desses indivíduos pernoitam na Praça "Dr. José Ermírio de Moraes" ou nas proximidades da região central.

De acordo com os moradores, a presença dessas pessoas causa insegurança, principalmente, às mulheres que trafegam por esse caminho, pois é visível o estado de embriaguez desses desocupados ao incomodar os cidadãos, sendo que, alguns deles ainda se dizem "guardadores de carros" e o que também chamou a atenção do vereador foi a ocorrência de um crime na referida região, envolvendo pessoas que se dizem "guardadores de carros".

O parlamentar em seu requerimento solicitou ao Poder Público, por meio dos setores competentes, especialmente da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, uma triagem com relação a essas pessoas que vivem da mendicância na cidade, por meio de um trabalho humanizado. Segundo o vereador, muitas dessas pessoas não são votorantinenses e nem paulistas, e devido à situação em que vivem não conseguem retornar às suas cidades de origem. Nesse sentido, o Poder Público Municipal poderia prestar-lhes a devida assistência, e no caso dos desocupados, dar o devido encaminhamento, no sentido de reintegrá-los às suas famílias.

 Logo depois de realizar um trabalho humanizado, Joãozinho também sugestionou, se houver a necessidade, para que o Poder Público faça contatos junto ao Governo Federal para implementar no município, o que dispõe o Decreto Federal nº 7053, de 23 de dezembro de 2009, no qual institui a Política Nacional para a população em situação de rua que possui princípios e diretrizes direcionados à igualdade e equidade, bem comom, o respeito à dignidade da pessoa humana; o direito à convivência familiar e comunitária, a valorização e respeito à vida e à cidadania; também o atendimento humanizado e universalizado; a articulação das políticas públicas municipais e a integração dos esforços do poder público e da sociedade civil para sua execução (Req. nº 360/15). 

Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim