quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Circo Guaraciaba - “E o Céu Uniu Dois Corações” encerra temporada em Votorantim neste final de semana

Crédito das fotos: Rafael Côvre

Temporada, que vai para o quarto e último final de semana de apresentações em Votorantim, é sucesso de público e prevê superar a marca de dois mil espectadores.
 

O tradicional Circo Guaraciaba chega ao seu último  final de semana de apresentações da peça "E o Céu Uniu Dois Corações", escrito por Antenor Pimenta. A temporada tem suas últimas apresentações em Votorantim neste sábado (10) e domingo (11), às 20h,  com exibição gratuita no Teatro Municipal Francisco Beranger. A montagem do espetáculo, que também faz parte da contagem regressiva para o aniversário de  70 anos da companhia, viaja para São Paulo no final do mês para duas apresentações no Teatro Arthur Azevedo e uma palestra sobre circo-teatro no Centro de Memória do Circo.

E a temporada comemora sucesso de público. Antes mesmo das apresentações finais, o melodrama já alcança a marca de 1.500 espectadores e prevê, com o último final de semana, superar a marca de 2 mil pessoas. Para o ator da companhia Alexandre Malhone, "E o Céu Uniu Dois Corações" foi uma digna homenagem ao aniversário de 70 anos do Circo, que acontece no ano que vem. "Neste ano, as duas peças montadas pela trupe foram muito especiais. "Avental Todo Sujo de Ovo" foi um trabalho inédito para nós, com uma temática social importante e extremamente atual. Já "E o Céu Uniu Dois Corações" é um clássico, uma peça que o Circo montou por inúmeras vezes durante sua longa história de quase 70 anos e pudemos comprovar mais uma vez a paixão do público por esse texto. Foi um brinde a velha guarda, ao circo-teatro e a toda sua rica história", conta Malhone, que interpreta o personagem Juca, um dos mais queridos pelo público.

E o carinho pela peça é visto em todas as gerações. "Em todos esses finais de semana tivemos espectadores de todas as idades, crianças, jovens, idosos. Para muitos a montagem é uma novidade, para alguns é um momento de relembrar, de rever aquela peça que fez parte da juventude. O carinho foi muito grande, tantos abraços após as apresentações, mensagens emocionadas na página do Circo no Facebook. Pessoas que agradecem por termos tornado inesquecível aquela noite em que foram nos assistir. Acredito que com esse espetáculo estamos homenageando o público também", aponta a atriz Geisa Helena.

Depois de Votorantim, o Circo Guaraciaba segue com a temporada e viaja para São Paulo para se apresentar nos dias 23 (sexta-feira) e 24 (sábado) no Teatro Arthur Azevedo, às 21h. E ainda no dia 23, às 14h, os veteranos artistas da companhia promovem palestra sobre a história e curiosidades do circo-teatro ao lado da sobrinha do autor do espetáculo, Daniele Pimenta. O bate-papo acontece no Centro de Memória do Circo e, assim como toda a programação, é gratuito. A temporada conta com apoio do Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo - 2013".

O Circo Guaraciaba:

Inaugurado em 26 de junho de 1946, no bairro Jaçanã, em São Paulo, o Circo-Teatro Guaraciaba foi iniciado por Antonio Malhone, famoso palhaço Pirolito. O Circo recebeu esse nome em homenagem à sua filha, na época com dois anos de idade. Antonio Malhone, mesmo com apenas 24 anos, era responsável por uma das maiores organizações de circo-teatro. Ganhou prestígio e respeito não só pela logística (equipamentos, montagem, frota, figurinos, adereços cênicos), mas também pela maneira rígida, metódica e quase insuportável de conduzir seus espetáculos. Os circos da época seguiam a risca a maneira carregada de interpretação proposta pelos melodramas. Ele achava essa interpretação distante demais do público, por isso, arriscou-se a colocar em seu circo, uma interpretação mais naturalista. Em princípio, houve um estranhamento de todos. Colegas, críticos e público. Porém, em pouco tempo, a plateia se identificava de tal maneira com aqueles personagens, muito próximos de sua realidade, eliminando a forma "afetada" de interpretação. Obteve muito sucesso. E contando também, com a sorte de ter um elenco tão competente.

Com vasto repertório (mais de noventa textos, entre comédias e dramas), não repetia seus espetáculos, o que era um forte trunfo do Circo-Teatro.

Com quase 70 anos de existência, hoje o grupo remonta os grandes clássicos do passado e alguns textos atuais, buscando cada vez mais a proximidade e identificação com seu público.

 

Sinopse:

Alberto e Nely formam um casal de namorados bastante apaixonado, a ponto de jurarem amor eterno antes mesmo de irem ao altar. Tudo correria bem se o destino dos dois não fosse cruzado pelo agiota mau caráter Della Torre e seus comparsas Francisco Pereira e seu neto. Uma trama que envolve o amor verdadeiro, um possível casamento por interesse, vingança, ambição, ciladas, morte, um homem preso injustamente, uma velha cega, um garoto gago e um final apoteótico. Situações e personagens típicos de um bom melodrama.

SERVIÇO:
Espetáculo "E o Céu Uniu Dois Corações"
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger - Av. Vereador Newton Vieira Soares, 291 -  Votorantim
 Datas: 10 e 11 de Outubro
Horário: 20h
Ingressos: Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes do início das apresentações.
Classificação Livre.
Elenco:
Guaraciaba Malhone, Hudi Rocha, Iracema Cavalcante, Ediméia Rocha, Alexandre Miranda, Gabriela Cau, Renato Gomes, Geisa Helena, Felipe Dias, Alexandre Malhone, Raul Trindade, Mário Pérsico, Bianca Tavares, Stê Fernandes, Benê d' Souza, Stefânia Mendes, Luciana Malhone.
Direção: Mário Pérsico
Assistente de Direção: Alexandre Malhone
Cenografia: Adriano Gianolla
Figurinos: Luciana Malhone
Técnicos de som e luz: Stefânia Mendes, Geisa Helena, Bianca Tavares
Iluminação: Bruno d' Oliveira
Assessoria de Imprensa: Beatriz Nunes
Videomaker: Leandro Almeida
Fotos: Rafael Côvre
Arte gráfica: Lauren Giraldi
Produção Executiva: Stefânia Mendes
Produção: Geisa Helena
Realização: Circo-Teatro Guaraciaba

 


Beatriz Nunes
Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim