sábado, 10 de outubro de 2015

Grupo de empresários oficializa volta do Votoraty à cidade

Gazeta de Votorantim
Valdinei Queiroz



Coletiva de imprensa aconteceu na sexta-feira (9), na Apevo
Por Jorge Silva


Após a Gazeta de Votorantim divulgar, junto à TV Votorantim, em primeira mão a possível volta do Votoraty à cidade, um grupo de empresários, ligados a Sorocaba e Votorantim, oficializou, na tarde de ontem (09), que o clube no ano que vem fará parte da quarta divisão do Campeonato Paulista, já com a garantia da participação do Clube no Congresso Técnico em fevereiro e no início do torneio em abril, e possivelmente estará na Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim, a Copinha, dependendo apenas de um convite da prefeitura local.

O vice-presidente Naerson Botelho, conhecido como Naná, explica que houve uma conversa no início do ano, a princípio entre amigos, falando a respeito da possibilidade da volta do Votoraty à cidade. Os empresários da região fizeram contato com a empresa Manoel Leão S/A, sediada em Ribeirão Preto, dona do CNPJ do clube votorantinense, para negociar valores. Botelho não quis mencionar a quantia, mas o que especulam é o valor de R$ 800 mil, que foi negado pelo vice-presidente.

“É um absurdo falar que nós investimentos essa quantia altíssima. O que acontece, na verdade, que o CNPJ não estava sendo utilizado há anos e que nós conseguimos reativá-lo depois da reunião com a empresa”, explica.

O Votoraty deve treinar nos campos do Flamengo e Votoran, e seus jogos serão levados ao Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri, que pode ser ampliado conforme o acesso de divisão do clube. Atualmente, o estádio comporta 1.000 lugares. A expectativa da diretoria que esse número suba para 15 a 20 mil lugares, tornando-se uma “arena”, que poderá ser chamada de Arena do Tigre.

Para jogar a quarta divisão, segundo Naná, a atual capacidade das arquibancadas do estádio comporta o que normas da Federação Paulista de Futebol estabelece. Agora, caso a equipe votorantinense suba para a terceira divisão, será obrigada a ampliar o número de lugares.

Sobre a sede do clube, já tem endereço e fica na rua Matheus Conegero, no Parque Bela Vista. Na parte térrea terá uma academia e, em cima, o vestiário dos atletas.

O uniforme do Votoraty continuará com as mesmas cores, assim como a mascote, que é um tigre, será mantida. Já o escudo foi modernizado, mas sem perder as características de antes.

Anúncio fora do tempo

O anúncio oficial da volta do Votoraty seria em dezembro deste ano, mas como uma imagem vazou nas redes sociais na última quarta-feira (07), a diretoria teve que marcar a coletiva de imprensa ontem à tarde, na Apevo (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim), para esclarecer sobre o projeto.

E nessa imagem mostra o uniforme e um dos patrocinadores do clube, que é a operadora de celular Claro. O vice-presidente conta que a diretoria trabalha para ter mais um patrocinador, que faça contrato com a equipe no mínimo por cinco anos. “Não queremos parceiros que fiquem apenas um ou dois anos. Queremos, sim, um contrato longo que nos ajude a colocar o Votoraty em divisões maiores.” Questionado se Banco Banif será um dos investidores, a informação não foi negada na coletiva à imprensa.

A diretoria trabalha para ter aproximadamente 30 jogadores. Cada atleta vai ter um custo de até R$ 2 mil mensais. Por enquanto, o Votoraty ainda não tem nenhum jogador, e o foco é atletas da região compondo o elenco do time votorantinense. A comissão técnica ainda não foi definida pela diretoria.

Apoio da Prefeitura

O secretário de Desporto (Sedesp), João Carlos Taborda, ao ser perguntado pela reportagem sobre a possível volta do Votoraty, sempre respondeu que não sabia desse projeto na cidade, e ele também não esteve presente na coletiva realizada ontem e em nenhuma das reuniões realizadas com o poder público desde o início deste ano.

O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), por sua vez, disse que recebeu um grupo de empresários de Sorocaba e Votorantim, falando da eventual volta do clube à cidade. Erinaldo estava na coletiva e comentou a volta do time e informou

que a Prefeitura de Votorantim ainda não estabeleceu nenhum acordo de apoio. “No momento, a Prefeitura não tem nada definido, o Votoraty está regularizando a sua situação e irá procurar a Prefeitura. A volta do Votoraty, é uma coisa que eu tenho certeza que irá dignificar o município."

Categoria de base

Para poder participar da Copinha no ano que vem, o Votoraty vai fazer uma peneira nos próximos meses para descobrir talentos na região. A ideia é mesclar meninos que residam em Votorantim e, também, da região. Haverá categoria de base sub-12, 14, 15 e 17. Cogita-se que quem vai comandar a garotada vai ser o ex-jogador Paulo Frederico Benevenute, o Paulão, que atuou na década de 90 no São Paulo.

“Conheço muita molecada que viaja longe para mostrar seu futebol, porque aqui (Votorantim) não tem um clube profissional que possa jogar e se tornar, quem sabe, um jogador de futebol”, comenta o vice-presidente.

A nova diretoria do clube promete uma administração voltada à cidade e garante que não vai abandonar os torcedores do Tigre - como a antiga diretoria fez. "Eles deveriam pelo menos ter avisado o motivo da transferência de município aos apreciadores do Votoraty. Era o mínimo."

A diretoria é composta por: Elias Andrade, presidente; Naná, vice-presidente; Elias Mariano, diretor administrativo; Ricardo Cavalcanti, segundo vice-presidente; Silas, gerente de futebol; e Gazzeta, diretor de patrimônio.

História da saída do Votoraty

Em abril de 2010, Votoraty mudou para Ribeirão Preto e passou a ser chamado de Ribeirão Futebol Clube. A transferência tinha sido concretizada no ano anterior, sendo comprado pela Holding Manoel Leão S/A, que é sediada em Ribeirão Preto.

Após adquirir o clube, a holding Manoel Leão S/A, em junho de 2010, vendeu a vaga do Votoraty, que participaria da Série A2 do Campeonato Paulista, para a Lacerda Sports, empresa que administrava o Comercial, clube que fazia parte da A3 do Paulista. Na época, o artifício que foi usado para que essa negociação fosse concretizada é que as duas agremiações iriam se fundir, formando um único clube.

Os proprietários da marca Votoraty preferiram licenciar a equipe para abrir mais uma vaga na Série A2, já que o Comercial havia terminado a A3 na quinta colocação. Com isso, o clube de Ribeirão Preto herdou o acesso sem a necessidade da fusão entre clubes. Atualmente o Votoraty continua normalmente filiado à Federação Paulista de Futebol (FPF).

O último grande time a jogar no estádio municipal foi o Grêmio, justamente contra o Votoraty, pela Copa do Brasil, em 2010. (colaborou Kaká Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim