quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Os “flanelinhas”

Um tema que, em todo o país é polêmico. Um assunto que já ganhou, por diversas vezes, destaque na imprensa escrita e televisiva. Também já foi tema de discussão no Congresso Nacional, e alguns casos chegaram até mesmo ao Superior Tribunal de Justiça; a atividade dos guardadores autônomos de veículos, os "flanelinhas".

É comum as diversas reclamações de motoristas referentes à atuação dos "flanelinhas" na cidade.  As pessoas se sentem incomodadas, perturbadas e, muitas vezes, constrangidas por serem assediadas por esses trabalhadores informais. Muitas mencionam que se sentem privadas de seu direito de ir e vir, bem como, de utilizar os espaços públicos para estacionarem seus veículos sem serem importunadas.

De acordo com o vereador Joãozinho Queiroz (PT) há muito tempo que, esses trabalhadores informais, praticamente, tomaram conta de toda a região central de Votorantim, sem contar a exploração que acontece com a atuação dos mesmos, nas imediações da Praça de Eventos, durante o período da Festa Junina, e em frente ao Cemitério São João Batista, sendo que, não há nenhuma fiscalização do Executivo nesse sentido.

O parlamentar em seu requerimento também mencionou que, por outro lado, muitos desses trabalhadores usam dessa atividade como o seu ganha-pão, e, acredita que alguns até fazem um trabalho responsável, por isso esse assunto, é polêmico e chega a dividir a opinião pública.

Pensando em proporcionar soluções cabíveis ao tema, o parlamentar Joãozinho Queiroz sugeriu ao Poder Executivo uma audiência pública para debater o assunto e, posteriormente tomar as medidas necessárias, pois segundo ele, ainda é tempo de resolver essa situação, antes que tome dimensões maiores ainda, só não é prudente permanecer da forma que se encontra.

Uma das alternativas citadas pelo vereador seria o encaminhamento ao Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), a fim de garantir a volta ao mercado de trabalho, o mais breve possível. E, ao mesmo tempo, elaborar uma legislação por parte do Poder Público para regulamentar essa atividade, submetendo assim esses trabalhadores a direitos, e também, a deveres, ou proibir a exploração dessa atividade informal no município (Req. nº 367/15).

 Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim