terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vencedores do Curta Escola serão escolhidos hoje, às 9h

Jornal Cruzeiro do Sul
Esdras Felipe Pereira (programa de estágio) 

Os vencedores do projeto Curta Escola, promovido pela Secretaria de Cultura de Votorantim em parceria com a Diretoria de Ensino Regional do município, serão escolhidos hoje, a partir das 9h, no Auditório Municipal Francisco Beranger. A proposta chega ao quarto ano consecutivo. Nela, alunos do ensino médio de escolas públicas de Votorantim, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí criaram curtas-metragens de até dois minutos. Na final, chegaram 10 trabalhos, dos 200 inscritos inicialmente no Núcleo Pedagógico. Todos os finalistas terão os vídeos exibidos no CineFest 2016, o maior festival de cinema da região e um dos mais importantes do interior paulista.

Entre os 10 curtas listados, quatro foram desenvolvidos em escolas de Piedade. São eles: Arte na Escola, da Escola Estadual Maria Paula Ramalho Paes; Manipulando Pessoas, da Escola Estadual Miguel Pires Godinho; e Sanatório e projeto antes que o ano acabe, ambos da Escola Estadual Theodora de Camargo Ayres. Outros três tiveram participação de estudantes de Pilar do Sul: Bateria Fraca, da Escola Estadual Maria Aparecida Mendes Silva Lacerda; Para viver em paz, perdoar é preciso! e VII, ambos da Escola Estadual Odilon Batista Jordão. Os demais trabalhos foram Salve nossas almas, da Escola Estadual Jardim Primavera, de Salto de Pirapora; Síria, da Escola Estadual Daniel Verano, de Votorantim; e Imposto pelos ares, da Escola Estadual Bairro Jundiaquara, de Araçoiaba da Serra.

O secretário de Cultura de Votorantim, Marcelo Domingues, avalia o projeto como "fantástico". Marcelo conta que antes de terem início as filmagens e produção dos curtas, por parte dos alunos, os professores das escolas que integram a Diretoria de Ensino Regional passaram por um workshop com profissionais da área de cinema, a fim de facilitar as futuras orientações aos estudantes. "A gente percebe que a partir desse trabalho os adolescentes mostram um pouco da sua visão de mundo, com uma produção de baixíssimo custo", argumenta ele, que classifica o cinema como "um forte apelo popular".

Em relação à oportunidade de serem exibidos no CineFest, Domingues afirma ser importante para o reconhecimento das produções. "Esse ano ainda não assisti todos (os curtas). Mas no ano passado tivemos trabalhos incríveis que, quando passavam no intervalo de filmes renomados, eram ovacionados pela plateia", lembra. Antes de se iniciar o evento de premiação, os estudantes e professores presentes terão a oportunidade de assistir Espantalhos, curta-metragem premiado e que foi dirigido pelo próprio secretário de Cultura de Votorantim. Além disso, em meio à divulgação dos vencedores, haverá apresentações de dança, música e teatro. (Supervisão: Daniela Jacinto)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim