terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Em 24 horas, choveu quase a metade do mês

Jornal Cruzeiro do Sul


Jornal Cruzeiro do Sul
Ana Cláudia Martins



As chuvas que atingem Sorocaba e região desde a última sexta-feira provocaram estragos em residências, queda de muro e de árvores sobre veículos, deslizamento de pedras e alagamento de ruas, que foram interditadas para o tráfego de veículos, e provocaram transtornos para os moradores e motoristas. Em Votorantim, uma família teve que ir para a casa de parentes porque o imóvel foi atingido por um deslizamento de terra e o local foi isolado pela Defesa Civil. Segundo a Defesa Civil de Sorocaba, somente nas últimas 24 horas, das 7h da manhã de domingo às 7h de segunda-feira, choveu 105 milímetros. A previsão do tempo para hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuva forte ao longo do dia, e o tempo só deve melhorar a partir de sexta-feira.

Na tarde de domingo, a chuva provocou a queda de parte de um muro do Centro de Educação Infantil (CEI-84), no bairro Jardim São Guilherme, em cima do telhado de uma casa, que fica na rua Antonio Tadei. O telhado do imóvel ficou totalmente destruído, e ninguém ficou ferido. Segundo o morador Bruno dos Santos Teixeira, 20 anos, o muro do CEI caiu por volta das 15 horas e a família acionou uma viatura da Guarda Civil Municipal, que esteve no local. "A equipe da GCM veio aqui em casa e também entrou na escola para ver a situação e depois uma equipe da Defesa Civil também veio e tirou fotos, e disse que em seguida um engenheiro viria para avaliar o imóvel, e estamos aguardando", conta.
O morador alega ainda que o muro da CEI já caiu outras vezes e que a mãe dele já reclamou na Prefeitura. "Após a reclamação dela, mandaram um engenheiro da Prefeitura em casa na época e ele alegou que o problema era no nosso muro, e não na escola, mas nós não concordamos com a avaliação dele", afirma.

Na manhã de segunda-feira (11), uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) esteve na CEI para verificar a queda do muro e os reparos devem ocorrer quando a chuva parar.


Prefeitura


A Secretaria da Educação (Sedu) da Prefeitura informou que a manutenção do Centro de Educação Infantil "Osmar de Almeida" CEI-84, no Jardim São Guilherme, teve início ontem. Uma equipe técnica esteve no local e fez todos os acompanhamentos necessários.

Na segunda-feira, segundo a Sedu, a equipe realizou o trabalho preventivo no local e assim que parar a chuva, a empresa responsável pela manutenção inicia a reconstrução do muro.


Alagamentos


Até o início da tarde de segunda-feira, duas ruas continuavam alagadas e interditadas para o tráfego de veículos em Sorocaba: a avenida 15 de Agosto e a rua João Gabriel Mendes, no bairro Jardim Maria do Carmo. O nível do rio Sorocaba subiu bastante nos últimos dias por causa da chuva e a água invadiu as pistas, o que prejudicou o trânsito nesses locais.

Na avenida 15 de Agosto a interdição ocorreu na altura da entrada do bairro Iguatemi até a ponte da avenida Camilo Júlio. Com isso, a entrada para o bairro Retiro São João pela avenida também estava interditada. A opção para os motoristas para chegar ao bairro era feita pela rua Fernandópolis, uma travessa da avenida, no trecho em que ela não estava alagada.

O Corpo de Bombeiros de Sorocaba também atendeu duas ocorrências de quedas de árvores sobre carros. Uma caiu na tarde de domingo na rua Cenira Landulpho Sanson, na Vila Angélica. E a outra árvore caiu sobre um carro na rua Antonio Piantore, no Jardim São Guilherme. Ninguém ficou ferido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim