terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Prefeitura trabalha para compensar falta de vacinas nas unidades de saúde

A Prefeitura de Votorantim trabalha para anemizar o desabastecimento de vacinas que afeta todo o país desde outubro de 2015. O problema só passou a incomodar o município em janeiro, pois havia uma reserva em estoque, mas agora a Secretaria de Saúde está priorizando o uso de algumas doses para garantir o atendimento dos casos de emergência e urgência.

As vacinas contra a Hepatite B e BCG (previne a tuberculose) estarão concentradas na Maternidade. Assim, as crianças nascidas no Hospital Municipal já saem devidamente vacinadas. A Hepatite B é ministrada em três doses, mas garantindo a primeira, ao nascer, o processo de imunização contra a doença já tem início. As outras duas doses serão aplicadas assim que o fornecimento for normalizado. Não há doses da Hepatite B disponíveis na rede básica de saúde.

A Dupla Adulto, contra tétano e difteria, será priorizada em acidentados e gestantes. Não há para os casos de imunização pré-admissional. Já a Antirrábica (humana) ficará concentrada na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Gumercindo Viera Soares, localizada na rua Antônio Walter, s/n°, Centro. No entanto, só serão aplicadas após recomendação médica.

Votorantim segue com baixos estoques de Antirrábica (humana), BCG, Dupla Adulto, Hepatites A e B e Varicela. A quantidade recebida até o momento não é o suficiente para atender a todos e não há previsão, por parte do Ministério da Saúde, de quando os estoques serão normalizados. A Secretaria de Saúde fará um comunicado à população assim que a situação for normalizada para poder colocar em dia o atraso vacinal.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim