Jornal Cruzeiro do Sul
A 10ª edição do CineFest Votorantim inicia a maratona cinematográfica amanhã, às 20h, com sessão de cinema ao ar livre, que prossegue até a próxima sexta-feira (19) nos bairros. Já no dia 20, o evento terá a abertura oficial, a partir das 19h, no auditório municipal Francisco Beranger. Na mesma noite, às 22h, o cantor pernambucano Otto se apresenta no palco externo. A partir desse dia, as atividades se concentram no auditório. Já o Sesc Sorocaba receberá as oficinas e palestras. A organização tem como expectativa receber cerca de 7 mil pessoas a partir de amanhã até o dia 27 de fevereiro, ou seja, nos 13 dias de evento.
Conforme os organizadores, a estreia acontece amanhã no bairro Vila Nova, na rua Pedro Paulo Rangel e conta com estrutura para acomodar 200 espectadores sentados. Até sexta-feira, dia 19, mais quatro bairros receberão o evento: Jardim Tatiana, Green Valey, Itapeva e São Lucas. As sessões, totalmente gratuitas, irão exibir as mostras Um Minuto - de filmes produzidos por estudantes de escolas da rede pública de Votorantim, Sorocaba e região metropolitana -, e Paralela - com curtas de várias localidades do Brasil.
De acordo com o secretário de cultura Marcelo Domingues, e idealizador do evento, a proposta de levar exibições aos bairros de Votorantim é um importante estímulo para a população que mora em regiões mais afastadas da cidade. Marcelo afirma que é uma forma de dizer que o festival é para todos.
Panorama geral sobre o evento
O 10º CineFest conta com um total de 82 curtas, sendo 33 filmes da Mostra Regional, 34 da Mostra Nacional, oito da Mostra Ambiental e sete da Mostra Paralela. Todas as cinco regiões do Brasil estão representadas entre os escolhidos. A curadoria é do jornalista Gai Sang com a participação de Adriano Bertanha e Thiago Consiglio.
Segundo o curador, muitos dos curtas selecionados já participaram de diversos outros festivais e chegam gabaritados para competir também no CineFest Votorantim. Gai Sang acredita que essa edição será uma das mais fortes e vai se destacar pela qualidade dos participantes.
Como novidade desta edição, cada filme integrante das mostras competitivas que não for da Região Metropolitana de Sorocaba terá a oportunidade de trazer um realizador para prestigiar o evento pessoalmente, com todas as despesas de viagem pagas pelo festival.
O coordenador geral do evento, Douglas Garcia, afirma que como o festival conta com participações de pessoas de regiões muito distintas, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, reunir artistas do Brasil todo, com tamanha diversidade cultural, proporcionará a todos uma troca interessante de experiências.
Outra novidade apresentada pelo festival será a possibilidade do público votar nas categorias júri popular por meio de tablets que ficarão disponíveis no auditório municipal. Os selecionados para as mostras competitivas -- nacional, regional e ambiental -- serão avaliados pelo júri especializado, que conta com a participação de nomes como Paulo Aranha, Ricardo Camargo, Thais Emília, Cássio Starling, Itamar Borges e Nelson Toledo. Os filmes vencedores nas categorias de melhor curta nacional, regional, ambiental e júri popular serão anunciados na noite de encerramento e premiados no valor de R$ 3 mil.
A 10ª edição do CineFest é realizada pela Totem Cultural e Governo do Estado, com correalização da Prefeitura de Votorantim e conta com o apoio institucional do Sesc Sorocaba. A programação completa do festival, bem como maiores informações sobre as oficinas e outras atividades estão disponíveis no site www.cinefest votorantim.com.br.
Shows
Esta edição do CineFest terá palco externo onde ocorrerão shows diários durante a noite, entre os dias 20 e 27, sempre após as mostras. Além de Otto, que abrirá as apresentações, o evento contará ainda com participações dos grupos Maracatu Vila Leão, Super Jam, Trio Macaíba, Família Pereira e Maria Madame. Na noite de encerramento, o show será de Paula Cavalciuk.
A organização do evento promete agradar não só os mais variados gostos musicais como também os paladares, com a chamada Sessão Paladar, que consiste num espaço gastronômico comandado pelos chefs da Capibaribe - Cozinha e Arte, e Valentes - Sabores da Amazônia, que servirão um cardápio variado e cinematográfico. Serão lanches, massas, tapiocas, todos inspirados em nomes que homenageiam o cinema nacional e internacional. Haverá opções sem carne para os vegetarianos.
Inclusão
O evento conta ainda com a Mostra Inclusiva, promovida especialmente para os espectadores com deficiências visual e auditiva. Na ocasião será exibido o filme pernambucano A história da eternidade, que terá áudio-descrição. A mostra contará com a presença do diretor Camilo Cavalcante e está marcada para o próximo domingo, dia 21, às 16h. Haverá um ônibus gratuito para as pessoas com deficiência, com direito a um acompanhante, que sairá da estação Liberdade do metrô (em São Paulo), às 10h de domingo e retornará para o mesmo local por volta das 21h. Inscrições pelo e-mail: audiodescritores @yahoo.com.br, com o nome completo, RG e CPF. Vagas limitadas. Informações pelo celular/whatsapp: (11) 98028-7828, com Rosa Matsushita.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.