domingo, 14 de fevereiro de 2016

'CineFest Votorantim' terá mais de 80 curtas de cinco regiões do Brasil

Diário de Sorocaba



O “10º CineFest Votorantim”, que se inicia na segunda-feira (15), anunciou a lista de curtas selecionados para participar do evento, que segue até o dia 27, com todas as sessões de graça. Serão 82 curtas, dos quais 33 são filmes da Mostra Regional, 34 da Mostra Nacional, oito da Mostra Ambiental e sete da Mostra Paralela. Todas as cinco Regiões do Brasil estão representadas entre os escolhidos. A curadoria será do jornalista Gai Sang com a participação de Adriano Bertanha e Thiago Consiglio.

Nesta edição, Gai Sang destaca o recorde de inscritos e a qualidade das produções, tanto regionais como nacionais. “Fiquei surpreso com a qualidade dos curtas produzidos fora do eixo Sudeste. Vídeos do Nordeste e do Sul são muitos e com boa qualidade”, diz. “Vale destacar, ainda, a participação dos diretores da nossa região que, a cada ano, só aumenta, assim como a qualidade das suas produções.”

Ainda segundo o curador, muitos dos curtas selecionados já participaram de diversos outros festivais e chegam gabaritados para competir também no CineFest Votorantim. “Acredito que esta edição será uma das mais fortes e vai destacar-se pela qualidade dos participantes.”

NOVIDADE - Como novidade desta edição, cada filme integrante das mostras competitivas que não for da Região Metropolitana de Sorocaba terá a oportunidade de trazer um realizador para prestigiar o evento pessoalmente, com todas as despesas de viagem pagas pelo festival. “Já sabemos que teremos pessoas de regiões muito distintas, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Será incrível poder reunir artistas do Brasil todo, tanta diversidade cultural e experiências. Eles, com certeza, têm muita coisa para falar, assim como os artistas da nossa região. Todos crescerão muito com a experiência do CineFest Votorantim”, afirma o coordenador-geral do evento, Douglas Garcia.

Os selecionados para as mostras competitivas nacional, regional e ambiental serão avaliados pelo júri especializado, que conta com a participação de nomes como Paulo Aranha, Ricardo Camargo, Thaís Emília, Cássio Starling, Itamar Borges e Nelson Toledo. Os filmes vencedores nas categorias de melhor curta nacional, regional, ambiental e júri popular serão anunciados na noite de encerramento e premiados com R$ 3 mil. A lista de filmes selecionados pode ser encontrada no portal do festival (www.cinefestvotorantim.com.br). O CineFest é promovido pela Totem Cultural e governo do Estado, com parceria da Prefeitura de Votorantim, e conta com os apoios do Proac, Ceunsp e Sesc Sorocaba.


Exibições durante toda a semana

A programação do CineFest Votorantim chega ao seu segundo dia, na terça-feira (16), levando as mostras “Um Minuto” e “Paralela” ao Jardim Tatiana. A exibição dos curtas ocorre na Rua Anísio Pereira Nascimento, às 20 horas, e é gratuita. O curta “Síria”, escalado para Mostra “Um Minuto”, traz uma reflexão sobre a vida dos refugiados do país em guerra. O filme foi produzido pelos estudantes Amanda Rafaela de Oliveira, Bruno Henrique de Toledo, Adriele Fernanda da Silva, Verônica de Moraes, todos da EE “Daniel Verano”, de Votorantim.

Já a Mostra “Paralela” conta com uma seleção fixa de sete filmes, que também percorrerão os outros bairros, como as animações “Kidchup”, de São Paulo, “Abraço de Urso”, de Curitiba, e “Voustéquio”, de Vitória, Espírito Santo. Também irão para a tela as ficções “Procura-se”, de Santos, “Facetime”, de São Paulo, “Moleque”, de Belo Horizonte, e “Canhain! Uma Aventura Sinistra”, de Cuiabá, Mato Grosso. Na quarta-feira (17), o cinema ao ar livre passa pelo Green Valley, na Rua Maria Rosa dos Santos. Na quinta-feira (18), o cinema ao ar livre privilegia o Bairro Itapeva, na Rua Maria José Silveira Alves.

Na sexta-feira (19), a última noite de cinema ao ar livre será no Bairro São Lucas, também às 20 horas. A sessão, que vai exibir as mostras “Um Minuto” e “Paralela”, será na Rua José Maria de Barros e é gratuita. O curta representante da Mostra “Um Minuto” será a ficção “Atalhos”, produzida por estudantes da rede pública de Pilar do Sul. O filme de Leonardo Duarte e Gustavo Mesquita, alunos da EE “Profª Maria Aparecida M. S. Lacerda”, conta a história de um garoto que revive momentos de sua própria vida ao encontrar um objeto misterioso.

No sábado (20), o festival tem abertura oficial, às 19 horas, no Teatro Municipal Francisco Beranger. Na mesma noite, o músico Otto apresenta-se no palco externo gratuitamente. O sábado também será marcado pela estreia das mostras competitivas Regional e Nacional. O CineFest Votorantim segue com sua programação no teatro durante toda semana até dia 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim