As Comissões de Defesa do Direito dos Animais da Câmara Municipal e também da OAB, formada respectivamente pelos vereadores Lê Baeza (PV) e Bruno Martins (PSDB), Doutoras Ilka Sonia Michelleti e Elaine Cristina Correa da Silva estiveram na manhã desta terça-feira (23), na Zoonoses da cidade.
O Poder Legislativo já havia recebido a Comissão da OAB no último dia 03, quando na oportunidade ocorreu a troca de informações, a possibilidade de parcerias com o Poder Legislativo na realização de palestras, seminários e a integração das duas comissões com o objetivo de combater os maus tratos e oferecer melhores condições de vida aos animais.
Agora nesta oportunidade, as comissões foram recebidas pela Secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzoto de Moraes, a Diretora de Vigilância em Saúde, Katia Regina de Oliveira e o coordenador da Zoonoses, Guilherme Nóbrega de Almeida, sendo que, o encontro permitiu a abordagem de diversos temas, dentre eles, a reforma do canil municipal prevista para o final de março, a continuidade da castração para reduzir a população canina, o Projeto "Estimacão" realizado na Praça de Eventos da cidade, enfim, a intenção é trabalhar todas estas questões proporcionando melhores resultados de forma permanente.
Katia informou que atualmente a Zoonoses atende 32 cães e após a reforma terá a capacidade para abrigar 50. Na sequência mencionou sobre a existência da parceria com o Meio Ambiente direcionado ao Projeto "Adote a Zoonoses" e o acompanhamento e apoio às famílias que fazem parte do Programa de Desfavelamento. "Realizamos um levantamento da quantidade de animais, também oferecemos a orientação de acordo com o que prevê a Constituição, bem como, a ação dos veterinários ao realizar a castração", informou ela.
Com relação às novas parcerias, Izilda mencionou que há o interesse unir esforços em conjunto com a Fundação Alexandra Schlumberger de Sorocaba (FAS) para a execução de trabalhos na parte clínica, bem como, com a UNISO proporcionando assim, a realização de um projeto direcionado aos estagiários com a ressocialização dos animais. "Temos vários projetos em andamento e esse respaldo por parte da OAB ao orientar, divulgar as ações referentes aos direitos dos animais e agilizar os processos na autorização de doações, em conjunto com o Legislativo auxiliará e muito nossas ações", classificou Izilda.
Os vereadores Lê Baeza e Bruno Martins também se colocaram à disposição para interagir, acompanhar e apresentar em plenário projetos de leis que atualizem as leis locais. "De acordo com o que foi apresentado e discutido neste segundo encontro, a ideia é unificar as ações do Legislativo, da OAB, da Zoonoses, da Secretaria de Saúde, os veterinários, as ONGs e os defensores dos animais, e, essa parceria possibilitará uma integração maior para trabalharmos juntos, com a finalidade de obtermos o auxílio na aprovação de leis que possam beneficiar os animais da cidade", destacaram os vereadores.
Assessoria de imprensa
Câmara de Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.