terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Redistribuição de docentes pode prejudicar ensino

Jornal Cruzeiro do Sul

Magda Souza defende que o professor coordenador deveria ocupar a função por concurso público - ALDO V. SILVA


A redistribuição dos professores coordenadores anunciada pelo Governo do Estado trará prejuízos para o ensino, segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). A coordenadora regional da Apeoesp em Sorocaba, Magda Souza, disse que as 79 escolas estaduais em Sorocaba perderão 17 professores coordenadores enquanto as 20 escolas das cinco cidades abrangidas pela Diretoria de Ensino de Votorantim perderão 32 professores coordenadores. Já a Secretaria de Estado da Educação alega que ainda não é possível garantir se haverá ou não a redução divulgada pela Apeoesp.

A versão da Secretaria de Estado da Educação é que só será possível saber como ficará a realidade de Sorocaba após as atribuições que ainda não acabaram, já que o ano letivo inicia no próximo dia 15. "A Secretaria da Educação esclarece que a adequação de quantidade de professor coordenador por unidade escolar não acarretará, necessariamente, na diminuição do total dessa função. Existem unidades escolares que não tinham professor coordenador e que após a resolução passará a ter", divulgou em nota. Segundo Magda Silva, a única explicação dada pelo Estado para as alterações que vêm sendo feitas é a redução de custos. Ao Cruzeiro do Sul a Secretaria de Estado da Educação deixou de explicar o que motiva tal mudança.

Uma professora que já foi coordenadora e pediu para manter o nome em sigilo para evitar represálias disse que um professor coordenador mal dá conta de um ciclo (1ª a 5ª séries ou 6ª a 9ª séries do ensino fundamental) e que dois ciclos (1ª a 9ª séries) ficará ainda mais difícil. Explicou que o coordenador é responsável pela orientação ao professor, acompanha o andamento do conteúdo mínimo proposto para as disciplinas de cada série, as aulas e os índices da escola, como resultado de Saresp, evasão e índices de aprendizagem interno e externo.

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