sábado, 6 de fevereiro de 2016

"Velha guarda" lamenta ausência de desfiles

Jornal Cruzeiro do Sul
Fernando Guimarães



Olga Domingues pede: "não deixe o samba morrer" - PEDRO NEGRÃO

Sorocaba não terá neste ano o tradicional Carnaval de Rua, com as escolas de samba. A Prefeitura não preparou nenhuma área para a apresentação dos carnavalescos e, na falta de opção, as agremiações tentaram fazer o Carnaval em um local fechado, mas também não deu certo por falta de documentos necessários. O que aconteceu, por fim, é que as escolas daqui irão desfilar em outras cidades e os sorocabanos da "velha guarda" do Carnaval na cidade, principalmente aqueles que lutaram pela volta dos desfiles de rua em Sorocaba, lamentam o ocorrido.
"Não deixe o samba morrer. Não deixe o samba acabar." Com este refrão, que é parte da música cantada por Alcione, a carnavalesca sorocabana Olga Domingues Camilo, de 72 anos, manifesta seu desejo de ver novamente os desfiles das escolas de samba de Sorocaba no Carnaval. "O Carnaval traz alegria ao povo para poder esquecer as coisas ruins", afirma Olga, que foi presidente da Escola de Samba Estrela da Vila.

Outros carnavalescos antigos, fundadores de blocos temáticos e diretores de clubes também lamentaram o enfraquecimento do Carnaval neste ano e esperam que, em 2017, essa tradição cultural seja resgatada. Todos são favoráveis à ideia de que a Prefeitura poderia ajudar pelo menos com a infraestrutura.

Diretora do Clube 28 de Setembro, Maria José de Lima Freitas, a Mazé Lima, uma das fundadoras do Movimento das Mulheres Negras (Momunes), disse que fica triste por saber que Sorocaba, que tinha tradição de Carnaval, não oferecerá essa festa à população. "O Carnaval é uma tradição de muitos anos, não deve acabar", também defende o folião Danilo Martins, de 46 anos, que costuma desfilar com o bloco Depois a Gente se Vira.

O publicitário Manuel Mota da Silva, de 64 anos, o Mané Mota, fundador do bloco Boca a Boca, lamenta a falta de incentivo aos blocos carnavalescos da cidade. "Sorocaba tem demanda e acho que o Carnaval é uma festa popular de expressão que não pode acabar por questões menores", opina.

Diretor de Comunicação do Ipanema Clube, Carlos Laino, de 49 anos, diz que o poder público tem de garantir infraestrutura, mas não deve dar dinheiro. "O Carnaval é uma das festas mais democráticas e movimenta o comércio", lembra.

O diretor do Sant"Ana Atlético Clube, Djalma José Coelho, de 65 anos, afirma que as escolas de samba deveriam neste ano desfilar nos bairros de origem para levar essa cultura à comunidade local. "Não podem desistir, porque se pararem, o Carnaval com certeza deixará de existir também."

Já a coordenadora de projetos e fundadora do Quilombinho, Rosângela Alves, de 52 anos, afirma que as agremiações devem ser independentes do governo para evitar cair em armadilhas como a deste ano. "De volta para casa" é o slogan do bloco Amigos do Quilombinho que, depois de dois anos seguidos fazendo o desfile no Sesc de Sorocaba, agora volta para a rua para desfilar. A concentração está marcada para hoje, às 16h, na rua Caramuru, número 203, onde está a sede do Quilombinho. A programação contará com samba de roda, jongo e maracatu com os grupos Maracatu Mucumby, Maracatu Vila Leão, Casa do Ritmo e Corda de Ouro. O início do desfile está previsto para as 19h30 e passará pelas ruas José Miguel, Duque de Caxias, Moreira César, Tamandaré, Francisco Ferreira Leão e volta para a dispersão, na rua Caramuru.


Escolas de Sorocaba desfilam em outras cidades


Do total de nove escolas de samba de Sorocaba, cinco vão desfilar em Votorantim e uma em Araçoiaba da Serra. Os desfiles em Votorantim acontecerão na noite de segunda-feira (8), com a participação da Furiosa Real, Estrela da Vila, Unidos da Zona Norte e Gaviões da Fiel unificada com a Planeta Negro, atendendo convite da prefeitura daquela cidade, por meio da Secretaria de Cultura (Sectur). O desfile começa às 20h na avenida 31 de Março, no trecho da Praça de Eventos Lecy de Campos. Anteriormente previsto para a rua Acácio Muller, o local foi alterado para dar mais conforto ao público que for prestigiar o desfile.

Já a escola de samba 28 de Setembro é atração confirmada no Carnaval de Araçoiaba da Serra, com apresentações hoje, amanhã e segunda (8), sempre às 20h, na praça Cel. Almeida, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim