quinta-feira, 5 de maio de 2016

Projeto aproxima estudantes da música clássica

Jornal Cruzeiro do Sul
Fernando Guimarães

Diretoria Regional de Ensino do Estado premiou a escola pela iniciativa - EMÍDIO MARQUES

O italiano Antonio Lucio Vivaldi; o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart; e o alemão Ludwig van Beethoven foram alguns dos compositores mais famosos da música clássica, ou música erudita, que dividiram com 120 alunos as salas de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Abimael Carlos de Campos, localizada no bairro Rio Acima, em Votorantim. A aposta de trazer para a realidade das crianças, de 6 a 9 anos, matriculadas naquela unidade educacional, o conhecimento de grandes expressões da música clássica comprovou que é possível trabalhar também essa linguagem musical com alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública. Conceitos que poderiam parecer difíceis para o aprendizado desses alunos foram absorvidos de maneira lúdica e teatral no projeto denominado "No Compasso da Orquestra", que culminou, neste ano, com o reconhecimento da Diretoria Regional de Ensino do Estado, que premiou a escola.

Essa iniciativa foi da professora Maria Angela Condotto, de 54 anos. Inspirada no genro dela, o jovem maestro sorocabano Denis Vieira, que faz apresentações clássicas com a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, Maria Angela, que fez música e aprendeu a tocar piano quando mais jovem, implementou, em 2013, na Abimael, o sonho de ensinar música clássica às crianças. Com o apoio da professora Priscila Puccetti Kyt, de 28 anos, o projeto "No Compasso da Orquestra" ganhou vida e trouxe mudanças para os alunos, em especial, no comportamento deles em sala de aula.

Há 15 anos naquela escola, Maria Angela diz que não foi fácil levar para as crianças de 5 e 6 anos a música clássica. "É uma arte que eles não ouvem em casa. Na maioria das vezes, é o pagode ou o funk. Então, a maior importância desse projeto foi poder levar para eles algo que nem imaginavam existir", afirma. Para a experiente professora, o aprendizado não se limita apenas ao ler e escrever: "O importante para os alunos é que o aprendizado se dê no todo, fora da escola, dentro da escola, em casa". Maria Angela conta que quando as crianças ouviram a música clássica, ficaram mais calmas. "É comprovado por estudos que a música clássica acalma e transforma o comportamento das pessoas", pontua.
Assista: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/696959/projeto-aproxima-estudantes-da-musica-classica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim